A Gateway Portugal desenvolveu um plano de apoio à internacionalização das marcas de retalho portuguesas.
Como parte da estratégia de acompanhamento aos seus parceiros, sempre de forma personalizada, a Gateway disponibiliza também agora o seu know-how para as empresas portuguesas que abrem lojas no estrangeiro, ajudando-as a expandir o seu negócio de forma segura além fronteiras.
As empresas nacionais aderentes ao projecto de prevenção de quebras da Gateway sabem já com o que podem contar da parte da empresa quanto à protecção das suas lojas em Portugal. Agora poderão também contar com o apoio e serviço da Gateway “lá fora”.
Actualmente são já várias as insígnias de origem nacional que contam com lojas noutros países e esta aposta tem-se tornado mais intensa com a abertura de cada vez mais lojas noutros mercados e também de novas marcas a apostar na internacionalização. Consciente deste factor, a Gateway, que tem vindo a ser solicitada por alguns parceiros no sentido de estender a sua parceria além fronteiras, acaba de desenvolver um plano de apoio para as iniciativas de internacionalização dos seus clientes.
Este plano de apoio tem como objectivo disponibilizar uma ajuda fácil, directa e principalmente confiável quando as empresas se “aventuram” para terras estrangeiras, uma vez que não terão de gastar recursos e capitais na prospecção de mercado para encontrar uma empresa que ofereça soluções similares, nem perder tempo em passagem de briefings sobre o pretendido em termos de segurança. Assim, em vez de terem de procurar fornecedor local, desconhecido e sem referências, podem continuar a confiar nos serviços e projectos personalizados da Gateway.
As principais bases de apoio da Gateway verificam-se maioritariamente em Espanha e Angola, sendo que o primeiro é claramente um mercado preferencial de expansão das empresas nacionais, dada a sua proximidade. Assim, para uma implementação perfeita deste plano com um acompanhamento à altura, foi desenvolvida uma rede de apoio técnico local, com instalações, manutenção e assistência técnica.
Na Europa, além de Espanha, existem outros mercados onde a presença da Gateway Portugal tem sido crescente, tais como Itália, Grécia e Luxemburgo. Em alguns destes países têm-se assistido à abertura de centros comerciais de origem portuguesa, sendo que algumas empresas, que já operam nos shoppings nacionais, aproveitam a oportunidade para iniciarem ou continuarem o seu projecto de internacionalização.
Para Carlos Truta, director geral da Gateway Portugal, o plano de apoio à internacionalização das marcas de retalho portuguesas “significa um passo mais além na atitude da Gateway para com os seus parceiros, disponibilizando um serviço de acompanhamento personalizado e não estanque”. “Inclusive a Gateway tem já demonstrado bons resultados a este nível, com a implementação de alguns projectos em lojas no estrangeiro de alguns clientes, como os casos da Sonae, recentemente com a Sportzone em Espanha, Quebramar, Cheyenne, Parfois, Salsa e Natura, entre outras conhecidas marcas nacionais”, conclui o responsável.
Para breve, fica a promessa da Gateway de navegar para a Europa de Leste e Médio Oriente, Roménia e Dubai, para continuar o seu apoio à internacionalização de empresas suas parceiras, onde tem sido também notória a aposta dos retalhistas nacionais.