Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

iZi inaugurou ontem a loja dos Olivais
2008-10-08

A iZi inaugurou hoje, dia 8 de Outubro, nos Olivais, a sua 28.ª superfície em Portugal, reforçando-se assim como a insígnia com mais pontos de venda especializados em bricolage em território nacional.

A nova loja, localizada no Spacio Shopping, antigo Olivais Shopping Center, implicou um investimento de 1,5 milhões de euros e traz à cidade de Lisboa 1.100 metros quadrados de área de venda. Segundo Pedro Mendes Leal, CEO do grupo A. Silva & Silva, trata-se de "um conceito novo, diferente do habitual, porque localizada dentro de um centro comercial e porque tem uma área mais pequena".

A loja conta com 112 mil habitantes na sua área de influência, a cerca de 20 minutos de carro, e emprega cerca de 25 colaboradores.

A iZi tem já asseguradas mais dez aberturas, número que pretende elevar às duas dezenas até 2012. As próximas, no Funchal e Caldas das Rainha, inauguram ainda este ano, elevando para 31 o número de pontos de venda em território nacional.

Refira-se que, até meados de 2007, a iZi apostou essencialmente numa presença nas cidades de média dimensão. Hoje em dia, sem descurar essas localizações, quer assegurar uma presença forte também nas cidades maiores,com oferta adaptada aos clientes urbanos e uma maior aposta nos serviços e interactividade.

Com um volume de vendas de 63 milhões de euros em 2007, a iZi assume como desafio ultrapassar a barreira dos 100 milhões de euros já em 2010, uma meta ambiciosa para a qual contribuirão as novas aberturas. A loja dos Olivais, por exemplo, pretende alcançar vendas de quatro milhões de euros no seu primeiro ano completo de actividade. "Estimamos que a distribuição especializada de bricolage represente, actualmente, cerca de 35 por cento do mercado, pelo que, apesar da dimensão do mercado português, acreditamos que existe um elevado potencial de penetração e crescimento", conclui Pedro Mendes Leal.

Sendo já a maior cadeia em número de lojas e a segunda em facturação, a iZi visa afirmar-se como a insígnia especializada líder no mercado nacional, objectivo que pretende atingir em três a quatro anos e que passa tanto pelo aumento de vendas por metro quadrado, entre 30 a 40 por cento, como pela expansão contínua, com a abertura de médios e grandes espaços comerciais.

Nascidas a partir da reestruturação da cadeia Mestre Maco, adquirida pelo grupo A. Silva & Silva, a iZi foi lançada em Novembro de 2006, com a primeira loja em Paços de Ferreira. Desde então, o modelo de negócio da Mestre Maco alterou-se profundamente, passando dos materiais de construção maioritariamente para profissionais para o "Home Improvement" direccionado ao grande público. A mudança foi transversal e inclui desde a gestão, à identidade da marca e das lojas, ao sortido, posicionamento e exposição dos produtos. Segundo Miguel Almeida, director geral da iZi, foi um desafio implementado em tempo recorde. "Mudámos 60 por cento dos sortidos, reestruturámos equipas,procedimentos, colecções, interiores e lay-outs de loja. Fizemos da iZi uma 'caixinha de ideias e soluções para a casa e jardim'. E quando colocámos a placa com o nome iZi, a iZi era já uma nova marca, com mais produtos, melhores preços, melhor exposição, pronta para proporcionar uma experiência de compra mais qualitativa a um leque de clientes muito mais alargado. Hoje, 70 por cento das compras são feitas por clientes finais que adquirem produtos para as suas casas".

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos