A Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba-Portugal tem por objectivo estimular a produção e difusão de conteúdos digitais interactivos, favorecendo a investigação e a formação avançada nesta área, assim como promovendo a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa. Pretende ainda incentivar a criação de mecanismos informais de aprendizagem junto dos mais jovens.
A Rede, lançada ontem, dia 7 de Outubro, no Pavilhão do Conhecimento, por Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Atsutoshi Nishida, presidente e CEO da Toshiba Corporation, é instituída entre a Toshiba e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), e a Agência Ciência Viva, envolvendo um investimento inicial pela Toshiba de um milhão de euros nos próximos cinco anos.
O investimento será utilizado para a institucionalização de uma cátedra convidada de investigação numa universidade portuguesa, a Cátedra “Atsutoshi NISHIDA”, com o objectivo de atrair um investigador de renome internacional para conduzir actividades de investigação no sector da produção de conteúdos digitais e utilização da tecnologia no contexto da educação. O investigador a seleccionar deverá iniciar a sua actividade em Setembro de 2009. O montante investido pela Toshiba servirá também para o apoio à instalação de laboratórios de investigação orientados para a criação e difusão de conteúdos digitais, através da doação de equipamento informático especializado, iniciativa concretizada no âmbito do Programa UTAustin-Portugal, e para o apoio à instalação de laboratórios e ateliers de iinformática orientados para a difusão de conteúdos digitais em Centros Ciência Viva, através da doação de equipamento informático. No primeiro ano de dinamização da rede, serão equipados os Centros Ciência Viva de Coimbra e de Estremoz; espaços que serão também usados na formação e apoio a professores e alunos para a construção de ferramentas pedagógicas virtuais.
Nesta ocasião a Toshiba apresentou, em colaboração com outros parceiros, nomeadamente a Prológica, uma proposta comercial “e-Universidade – Toshiba” dirigida especificamente a alunos e docentes do ensino superior, tendo como base a configuração Toshiba “e-escola”, com claras vantagens para os estudantes do ensino superior comparativamente a ofertas comerciais disponíveis. A oferta “e-Universidade Toshiba” terá como base um computador portátil de elevada performance, dotado das mais recentes tecnologias e com características adequadas à exigente utilização no ensino superior. Incluirá um pacote de software aplicacional, onde se destacam Microsoft Office e Autodesk AutoCAD education suits entre outros programas de utilização especifica para alunos e professores do ensino superior. Estarão disponíveis duas opções de compra do pacote “e-universidade Toshiba”, uma entrada de 50 euros e 24 prestações mensais de 25 euros (mais 25 euros de despesas) ou sem qualquer custo de entrada e pagamento de 36 prestações mensais de 20 euros (mais 25euros de despesas).