A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos reuniu esta semana, em duas acções de sensibilização no Porto e em Lisboa, mais de 100 profissionais na área da iluminação.
Com o objectivo de aumentar as retomas deste tipo de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) em Portugal, a Amb3E deu a conhecer o conjunto de soluções convenientes que criou para facilitar o encaminhamento adequado de lâmpadas. “Uma vez que estivemos em contacto directo com os profissionais na área da iluminação, estas duas sessões permitiram-nos conhecer as suas dúvidas e perceber algumas dificuldades que sentem no seu dia a dia de trabalho. Neste sentido, as conclusões a que chegámos em conjunto vão permitir que adequemos o nosso trabalho, satisfazendo necessidades que sentimos como prementes. O objectivo da Amb3E e de todos estes profissionais que marcaram presença nestes eventos é o mesmo, contribuir para um ambiente mais sustentável em Portugal através de um processo de reciclagem mais eficaz”, sublinha Fernando Lamy da Fontoura, director geral da Amb3E.
A análise da Amb3E sobre a reciclagem de lâmpadas, levou à conclusão de que continua a existir um enorme potencial de aumento do nível de recolhas de lâmpadas em fim de vida, o que conduziu à organização destas duas iniciativas. Actualmente, cerca de 90 por cento das lâmpadas usadas têm como destino final o lixo. Destas, duas mil toneladas anuais de lâmpadas vão parar de forma indiferenciada ao lixo urbano, resultando em 1.780 toneladas de vidro contaminado que não pode ser reaproveitado e duas toneladas de mercúrio que implicam custos acrescidos de energia com o processo de descontaminação. O vidro e o metal constituem, por sua vez, grandes quantidades de matérias-primas que podem ser reaproveitadas. De resto, a Amb3E lembra também que são abandonadas na via pública e em espaços verdes e florestais cerca de 600 toneladas destes resíduos, com graves consequências ambientais, nomeadamente com libertação de fósforo e mercúrio no meio ambiente.
No seguimento do trabalho de sensibilização que a Amb3E tem desenvolvido, com a criação de campanhas de comunicação específicas sobre a reciclagem de lâmpadas, a associação anunciou agora a colocação de Pontos Electrão específicos para este tipo de resíduos em mais de 80 locais no país. Junto aos Pontos Electrão já existentes desde o início de 2008 para os restantes REEE, a Amb3E começará agora a colocar um novo equipamento tecnicamente pensado para dar resposta às exigências das luminárias.
A Amb3E disponibiliza uma rede de Pontos Electrão nas lojas E.Leclerc de Famalicão, Santa Maria da Feira, Figueira da Foz, Guimarães, Parchal, Cabeça do Mocho, Loures, Viana do Castelo, Entroncamento e Seixal e em cinco centros comerciais e de lazer da Sonae Sierra ,NorteShopping, Centro Colombo, CascaiShopping, Centro Vasco da Gama e GaiaShopping. A curto prazo, a Amb3E aumentará esta rede com a inauguração de Pontos Electrão nos espaços comerciais Forum da Multimall Management. Recentemente, a Amb3E iniciou também a instalação destes equipamentos junto dos munícipes em sedes de juntas de freguesia, tendo Vila Chã de Sá em Viseu dado o “pontapé de saída”.