A partir do dia 15 de Setembro, quem tiver recebido um vale enviado pelo Ministério da Economia e da Inovação para adquirir cinco lâmpadas grátis, basta dirigir-se ao balcão das informações de uma loja Continente ou Modelo para as levantar.
A acção tem como principal promotor o Ministério da Economia e da Inovação e conta com o apoio da EDP e dos CTT e insere-se no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética. Promove a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas eficientes, porque a iluminação é responsável por cerca de 10 a 15 por cento do consumo total de electricidade de sua casa.
Além de contribuir para a promoção da eficiência energética, esta acção procura sensibilizar os portugueses para a utilização racional dos recursos, incentivando para uma mudança de atitudes e comportamentos, corporizado na sugestão de troca de lâmpadas incandescentes por economizadoras.
Uma lâmpada economizadora possui a mesma luz de uma lâmpada incandescente, mas gasta menos 80 por cento de energia e a sua duração é seis vezes superior. Foi por isso que o Ministério da Economia e da Inovação com o apoio de algumas empresas, nomeadamente, o Continente e o Modelo, lançou uma campanha de distribuição gratuita de lâmpadas economizadoras que serão entregues às famílias mais carenciadas. Esta acção nacional envolve a distribuição gratuita de três milhões de lâmpadas eficientes a cerca de 600 mil famílias.
As lâmpadas eficientes têm uma durabilidade de um mínimo de seis anos, ou seja sete vezes mais do que as lâmpadas convencionais, e representam uma poupança de 30 por cento da factura de energia.