A HP acaba de anunciar os 41 professores seleccionados para receber os HP Labs Innovation Research Awards, que englobam projectos estratégicos de investigação entre as instituições académicas de investigação e os HP Labs, o pólo central de investigação da empresa.
Integrado num processo criado e anunciado recentemente, que analisou mais de 450 propostas de 200 universidades em 28 países de todo o mundo, a HP seleccionou 41 projectos em 34 instituições. Professores seleccionados representam instituições americanas, tais como Massachusetts Institute of Technology, Stanford University e University of California, Berkeley, enquanto as instituições internacionais incluem a alemã Technische Universitaet Muenchen, a Russian Academy of Sciences, Indian Institutes of Technology e chinesa Tsinghua University. Entre as instituições distinguidas encontra-se a Universidade do Minho (Braga), através de António Luís Pinto Ferreira de Sousa.
Os premiados trabalharão com os investigadores dos HP Labs na pesquisa especulativa e potencial de game-changing. Espera-se que os resultados constituam o progresso tecnológico em áreas de explosão de informação, serviços de dynamic cloud, transformação de conteúdo, infra-estruturas inteligentes e sustentabilidade.