Dezenas de empresas que operam no mercado português, algumas cotadas no PSI-20, já apresentaram as suas candidaturas ao Green Project Awards (GPA), uma iniciativa do Grupo GCI, que conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Quercus, e que pretende premiar entidades e pessoas pela criatividade e eficácia demonstradas em projectos ambientalmente sustentáveis.
Até ao momento, existem várias dezenas de candidaturas formalizadas nas três categorias (projectos, investigação & desenvolvimento e comunicação) que compõem o GPA.
Dos projectos apresentados, destacam-se, por exemplo, as apresentações feitas por duas das maiores empresas portuguesas, por uma autarquia, por três universidades, por uma associação nacional, por uma empresa de transportes ou por diferentes entidades públicas. Existem igualmente candidaturas feitas em nome individual.
Em fase de formalização de candidaturas existem ainda cerca de 60 projectos, que incluem empresas nacionais e multinacionais, assim como entidades públicas e associações.
Os GPA têm registado candidaturas predominantemente vindos de sectores como da banca, da energia, das telecomunicações, dos transportes, do automóvel, do imobiliário, ou do associativismo. Está também em processo de formalização uma candidatura apresentada por uma das principais ONG’s nacionais.
O período de admissão de candidaturas decorre até ao próximo dia 12 de Setembro. Após a avaliação das candidaturas por parte dos elementos do júri, haverá uma gala de atribuição de prémios que terá lugar no Centro de Congressos do Estoril, em Novembro.