A Sonae Distribuição anunciou, em comunicado de imprensa, a compra de uma cadeia de lojas de electrodomésticos e de electrónica de consumo em Espanha, dando assim início à internacionalização da sua rede portuguesa Worten.
A líder do retalho nacional comprou nove lojas em operação à Boulanger España, responsáveis por um volume de negócios de 100 milhões de euros, um entreposto logístico e três projectos licenciados para abertura próxima.
A Sonae Distribuição vai apostar agora no crescimento orgânico da Worten em Espanha, mas sem descurar novas oportunidades de fusão e aquisição. Dentro de três anos, a empresa quer estar em quatro países e ter quatro marcas internacionalizadas.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu à Sonae Distribuição que revelasse o valor da compra da cadeia de lojas de electrodomésticos e de electrónica de consumo em Espanha, que até ao final deste ano deverão receber a marca portuguesa Worten. "Na sequência do comunicado de ontem da Sonae Distribuição, SGPS, SA respeitante a um acordo de aquisição da Boulanger España, a CMVM informa o mercado de que solicitou à entidade emitente a publicação de informação complementar sobre o valor do respectivo negócio", como consta no comunicado ontem emitido pelo regulador do mercado de capitais português.
De acordo com o Diário Económico, Nuno Jordão, CEO da empresa portuguesa, adiantou à mesma fonte que o projecto de iberização da Worten implica um investimento global de 50 milhões de euros, onde já se inclui o valor da compra anunciada ontem, e a exploração de uma rede de 15 lojas, o equivalente a cerca de 40 mil metros quadrados, até 2010.