88% dos sites de comércio electrónico em Portugal registaram um aumento no volume de vendas durante 1.º trimestre de 2008
No primeiro trimestre de 2008, 88 por cento dos sites inquiridos para o Barómetro ACEP/NETSONDA “Comércio Electrónico em Portugal” registaram um aumento no volume de vendas, face ao período homólogo de 2007.
Para 71 por cento dos inquiridos que participaram neste estudo, o crescimento foi na ordem dos 50 por cento, sendo estes valores idênticos aos que se aferiram no quarto trimestre de 2007.
No que se refere ao número de clientes, 68,4 por cento registaram um aumento significativo, tendo mesmo nalguns casos duplicado este valor. Relativamente ao investimento realizado nos sites, 50 por cento dos membros da ACEP que responderam a este Barómetro referiram ter aumentado o investimento no seu site face ao período homólogo, visando responder mais adequadamente às solicitações crescentes dos clientes em particular e do mercado em geral.
As principais categorias de produtos e serviços transaccionados nos diferentes sites dos inquiridos foram produtos de electrónica (incluindo telemóveis), produtos de informática, jogos/consolas, DVD/vídeos, CD/Música e casa/artes/decoração.
Os inquiridos têm, nesta vaga, uma expectativa ainda mais positiva para a evolução no curto prazo, do comércio electrónico e mesmo do seu site, 52,9 por cento concordam com a afirmação de que o seu site vai aumentar o ritmo de crescimento de vendas no curto prazo.