A Pioneer Corporation e a Matsushita Electric Industrial Co, Ltd., mais conhecida pelos seus produtos Panasonic, chegaram a um acordo com o intuito de progredir e reforçar os negócios de plasmas.
O acordo cobre principalmente a área de I&D, bem como a produção estratégica e a provisão de plasmas.
As duas companhias acreditam que a abrangência desta aliança produzirá efeitos de sinergia significativos, tanto pela integração das tecnologias KURO da Pioneer, conceituadas pela sua alta eficiência de luminância e alto contraste, com a tecnologia NeoPDP da Panasonic, que permite obter plasmas super finos com tecnologia interna da Matsushita de alta eficiência, entretanto já anunciada como a plataforma tecnológica da nova geração de plasmas VIERA. Desenvolvendo plasmas mais ecológicos e que sobressaem pela excelência da qualidade de imagem, a Pioneer e Panasonic contribuirão, segundo comunicado enviado pela Panasonic, para o crescimento da procura de televisores de plasma no mercado de televisores de ecrã plano.
Na colaboração com a Pioneer, a Panaosnic desenvolverá e produzirá plasmas e módulos em que as suas forças tecnológicas serão reforçadas. A Panasonic planeia começar a fornecer esses pPlasmas desenvolvidos recentemente a tempo do lançamento dos novos modelos da Pioneer, que estarão disponíveis no Outono de 2009. Promovendo a integração das suas tecnologias e da partilha dos mesmos plasmas, a Pioneer e a Panasonic pretendem aumentar a eficiência no desenvolvimento de painéis e incrementar a sua competitividade de preço no mercado de televisores de ecrã plano.
Quanto ao tamanho dos painéis, as duas companhias discutirão detalhes tendo em consideração a exigência do cliente, a competitividade de mercado e o tamanho dos painéis actualmente vendidos pela Pioneer. A Pioneer e a Panasonic continuarão a fornecer as suas próprias televisões de plasma, para responder à crescente exigência dos consumidores do mundo inteiro, tirando proveito das propriedades da sua imagem bem como dos frutos desta aliança de negócios.