Resultados do segundo trimestre do Carrefour influenciados pelos hipermercados franceses
As vendas do grupo Carrefour no segundo trimestre cresceram 6,7 por cento, para os 23.721 milhões de euros, comparativamente ao período homólogo do ano anterior.
Com um resultado de 5.420 milhões de euros, os hipermercados geraram mais de metade das vendas do Carrefour em França, mas as vendas like-for like neste formato caíram 2,4 por cento. Os formatos mais pequenos, como os supermercados, discount e lojas de conveniência geraram vendas positivas numa base comparável, de 5,2, 1,7 e 1,8 por cento respectivamente,
Excluindo os resultados no mercado doméstico, na Europa Ocidental as vendas totalizaram 3.700 milhões de euros. Espanha, um mercado importante, teve uma boa performance, mostrando um crescimento em todos os formatos numa base comparável, que chegou mesmo aos dois dígitos nos supermercados Carrefour Express. Fora da Europa, destaca-se o desempenho do mercado argentino, onda as vendas like-for-like cresceram 33,9 por cento.
Como resposta à queda das vendas dos hipermercados em França, o Carrefour vai desencadear um plano de acção imediato. Os hipermercados têm vindo a perder quota de mercado, visto que os consumidores optam cada vez mais por lojas mais pequenas, produtos mais baratos e de marca própria e discounts. Para fazer regressar os consumidores às lojas, o Carrefour anunciou promoções mais forte e um aumento da sua oferta de marca própria. O rebranding dos supermercados Champion para Carrefour Express será acelerado e 150 supermercados serão convertidos até ao final do ano.