As empresas de discount obtiveram mais de 25 licenças para aberturas de lojas, valor que corresponde a mais de metade das autorizações concedidas ao retalho alimentar.
Segundo a Direcção-Geral da Empresa, o Governo autorizou a abertura de mais 96 espaços comerciais. Para a área alimentar foram concedidas 44 novas licenças, enquanto que retalho especializado conseguiu 48. Foi ainda autorizada a instalação de mais três centros comerciais.
Entre os operadores de discount, a Aldi conseguiu mais duas licenças para lojas com uma área de 900 metros quadrados. Juntando às duas autorizações obtidas a 13 de Janeiro, a Aldi prepara assim a sua abordagem em Odemira, Santiago do Cacém, Caldas da Rainha e Setúbal.
O Carrefour, com a insígnia Minipreço, foi contemplado com mais 12 licenças e conta agora com 50 autorizações.
O Intermarché, com a sua insígnia Netto, aumentou, por sua vez, para nove o número de licenças obtidas. Os distritos de Lisboa e Porto, Setúbal, Santarém e Coimbra são as zonas escolhidas para lançar aquela insígnia de discount.
Já o Lidl, do grupo alemão Schwarz, com as novas seis licenças atribuídas, totaliza 50 autorizações.
Por último, o Plus, insígnia detida pela Tengelmann, passa a contar com mais três licenças, atingindo 46 espaços comerciais.