O grupo Prometheus, o terceiro do sector em Espanha, formado pelas insígnias Master Cadena, Idea e Master Kitchen, colocou em marcha um plano de reestruturação para devolver a rentabilidade às suas lojas.
Segundo a Distribuicíon Actualidad, a crise no consumo e a contenção nos gastos das famílias espanholas provocaram uma queda nos produtos de linha branca, a mais importante do mercado, superior a 13 por cento em volume e 14 por cento em valor, no primeiro quadrimestre deste ano, de acordo com os dados da Asociación de Electrodomésticos de Línea Blanca (ANFEL). Conjugados com a desacerelação no sector da construção e a concorrência das grandes cadeias internacionais, estes factores não espelham um cenário nada positivo para o comércio.
Face a esta perspectiva, o grupo Prometheus tomará um conjunto de medidas, entre as quais se conta a redução dos gastos gerais, o encerramento das lojas não rentáveis e a reestruturação da equipa, que ascende a cinco mil pessoas, tanto nas lojas como nos serviços centrais. Não obstante, serão abertas este ano oito a dez novas lojas Idea.