75% dos portugueses considera que o aquecimento global está a ter impacto em Portugal
75 por cento dos cidadãos concordam que “o aquecimento global está a ter impacto na região onde vive”, de acordo com o estudo Voice of the People, da Gallup, levado a cabo em Portugal pela TNS euroteste.
O estudo perguntou aos cidadãos mundiais se acham que o aquecimento global está a ter um impacto sério na região onde vivem. No que diz respeito a Portugal, quatro em cada dez concorda totalmente, três em cada dez concorda em parte, enquanto que apenas 11 por cento discordam em parte e cinco por cento totalmente. Portugal apresenta aqui valores de concordância acima da média da Europa Ocidental, que se situa nos 66 por cento.
Reciclar ou gerar menos desperdícios é medida que os portugueses mais tomam para proteger o ambiente (73%), seguida por usar menos a água, com 66 por cento, e usar menos energia em casa (65%). Apenas 37 por cento declaram usar menos o carro e recorrer mais aos transportes públicos, enquanto que 49 por cento utilizam menos produtos com spray ou produtos com spray que não afectam o ozono e 43 por cento usam menos pilhas ou substitui as pilhas normais por pilhas recarregáveis.