Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Neuromarketing chega a Portugal
2008-05-13

A QSP – Consultoria de Marketing celebrou um acordo com a empresa liderada pelo neurocientista David Lewis, a Mind Lab Internacional, o qual permitirá às empresas portuguesas terem acesso às mais recentes técnicas de estudos de mercado através do neuromarketing.

O acordo prevê a representação para Portugal, Espanha, Brasil e Países de expressão Portuguesa, numa clara aposta da QSP na vanguarda dos mais recentes avanços da neurociência aplicada ao marketing.

David Lewis, apontado como pai do neuromarketing e que esteve recentemente em Portugal, é autor e docente especializado na investigação do cérebro utilizando técnicas de Electroencefalografias Quantificadas. Este procedimento não-invasivo envolve a detecção e análise da actividade no cérebro a fim de melhor compreender a forma como as pessoas pensam e sentem quando realizam as suas actividades quotidianas. Das técnicas utilizadas, destaca-se a de QEEG pela ampla gama de aplicações comerciais, envolvendo sofisticados softwares e hardware, permitindo a gravação e análise da actividade mental.

Estas novas soluções que a QSP – Consultoria de Marketing e a Mind Lab Internacional oferecem, numa primeira fase ao mercado ibérico, podem constituir importantes ferramentas de marketing no estudo do comportamento do consumidor. Em Portugal, a QSP-Consultoria de Marketing apresentará ao mercado técnicas como a EEG – Medição da Actividade Cerebral em tempo real e em qualquer local, Condutância de Pele, Monitorização através de Óculos com Vídeo Câmara, Alteração da frequência cardíaca e pressão arterial, Tensão Muscular e Análise de Stress na Voz. Individualmente aplicadas ou combinadas, estas técnicas associadas a um software específico e recentemente desenvolvido pela Mind Lab International estão já em comercialização.

Estas técnicas têm sido recentemente utilizadas nos EUA e Inglaterra por marcas como a Hewlett Packard em estudos sobre o stress, efeitos de cor ou uso de computadores; a Proctor & Gamble em estudos de aromas, produtos de barbear e expositores de mercado; a 20th Century Fox em análise de trailers e estudos de posicionamento de Outdoors; a Sky Television, em estudos de promoção; a Boehringer Ingelheim Gmbh em estudos sobre stress dos médicos em situações de diagnóstico, entre muitas outras. Em Portugal, foi efectuada uma primeira demonstração sem carácter de estudo na Modelo Continente para analisar o comportamento de compra do consumidor numa grande superfície.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos