Clientes portugueses confirmam estratégia da LG na fábrica de Side by Side na Polónia
Tecnologia inteligente e design são as palavras-chave na nova estratégia da divisão de Electrodomésticos da LG que, ao apostar num distanciamenton face ao mercado massificado de electrodomésticos e da tradicional linha branca, consolida, este ano, a sua viragem estratégica para um posicionamento Premium.
Em 2008, a nova identidade da marca está já bem patente em praticamente todos os produtos, sobretudo nos seus Side by Side, uma das categorias que melhor ilustram a nova identidade dos produtos LG e que, em Portugal, já consquistou 30 por cento de quota de mercado e a liderança do segmento.
E para provar que, por detrás do produto acabado está um manancial de investigação e desenvolvimento tecnológico, a LG Electronics Portugal levou cerca de duas dezenas de clientes e um pequeno grupo de jornalistas à Polónia, para visitar a moderna unidade de fabrico de Wroclaw, onde diariamente são produzidos 500 aparelhos. Todos os meses, saem desta unidade 200 unidades destinadas ao mercado português. Inaugurada em Dezembro de 2006, a fábrica está inserida num cluster tecnológico, onde também se localizam as unidades de produção de TV, de display e a parte química. Com uma área total superior a 42 mil metros quadrados, 40 mil dos quais dedicados à produção, a fábrica dá emprego a cerca de 400 pessoas e encontra-se, de momento, a produzir um dos lançamentos deste ano, o Side by Side preto com sistema XtraSpace, um dos bons exemplos do novo posicionamento da marca, nascido da conjugação entre tecnologia e design.
Refira-se que a gama de frio, a par das máquinas de lavar a roupa, é a principal categoria de electrodomésticos em Portugal, representando um terço do mercado, avaliado em 400 milhões de euros. Na divisão de Electrodomésticos da LG, a categoria é também expressiva, valendo 31 por cento das vendas totais de electrodomésticos.
No ano passado, a marca conseguiu um volume de negócios de 24,5 milhões de euros, no mercado português, prevendo crescer seis por cento em 2008. Uma evolução que deverá ser acompanhada por uma evolução também positiva nas margens de lucro, contribuindo para o crescimento rentável delineado como objectivo até 2010. Depois de subidas consecutivas nas vendas até 2005, a LG assume que, mais do que ver crescer os indicadores de vendas, quer apostar no posicionamento da marca. "Temos consciência que este é um caminho que implica alguns sacrifícios, nomeadamente de quota de mercado, mas que é o único a seguir para poder prosperar a longo prazo", sublinha Henrique Pereira, responsável pela divisão de Electrodomésticos da LG Electronics Portugal.
Leia o desenvolvimento na próxima edição da Revismarket e veja as fotos da visita no Banco de imagens.