A Best Buy e a The Carphone Warehouse anunciaram os seus planos de criar uma nova empresa desenhada de forma a revolucionar a forma como a electrónica de consumo é vendida na Europa.
A nova empresa irá gerir e expandir a rede existente de retalho da The Carphone Warehouse e introduzir as lojas de grandes dimensões da Best Buy na Europa.
A Best Buy Co., Inc. irá pagar 1,1 biliões de libras ao grupo The Carphone Warehouse e irá deter 50 por cento das acções do novo negócio, no qual a The Carphone Warehouse irá investir nas suas 2.400 lojas da Europa e Estados Unidos.
A Carphone irá continuar a deter 100 por bcento do seu negócio de telecomunicações de rede fixa, o qual inclui as marcas TalkTalk e AOL Broadband. As receitas do negócio serão dirigidas para investimento em infra-estruturas e novas áreas de crescimento/desenvolvimento e para redução da dívida.
As primeiras lojas de grandes dimensões da Best Buy deverão aparecer na Europa no próximo ano, começando no Reino Unido. O novo negócio também pretende expandir o serviço de suporte à instalação e utilização de produtos tecnológicos, Geek Squad, pela Europa.
“Entretenimento, computação e comunicações estão a aproximar-se no novo mundo. Há pontos em que a Best Buy é muito boa, os quais queremos aprender, e há pontos em que somos muito bons e que eles querem aprender. Decidimos que deveríamos unir os nossos recursos e construir o futuro juntos. Estamos a criar uma organização de uma escala extraordinária, experiência e cultura, com um único objectivo, levar o “connected world” aos nossos clientes. É o casamento perfeito: juntos vamos ser maiores, melhores e mais rápidos", explica Charles Dunstone, CEO da The Carphone Warehouse
A Best Buy e a Carphone prevêem que a conectividade sem fios, mobilidade e a banda larga criem um significativo número de novos consumidores e oportunidades de negócio. Ambas as empresas construíram os seus negócios tendo por base o aconselhamento imparcial aos seus clientes, através duma compreensão das suas necessidades. Acreditam que os consumidores pretendem aconselhamento de especialistas e que irão comprar onde não só conseguem encontrar uma gama alargada de produtos, mas onde os assistentes de vendas façam demonstrações, aconselhem, configurem e façam a ligação a novos serviços.
A electrónica de consumo tem sido a categoria de retalho que tem tido um crescimento mais rápido na Europa, nos últimos cinco anos, e representa um mercado estimado de aproximadamente 89 biliões de libras.