Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Trend Micro aconselha a não deitar o computador fora
2008-05-07

Com o propósito de alertar para um problema global, a Trend Micro, através de um comunicado de imprensa, sugere que se recicle o computador antigo em vez de o deitar fora. Fala-se cada vez mais sobre e-waste, equipamento electrónico estragado ou antigo, e acerca dos perigos que representa para a natureza. Dependemos cada vez mais de telemóveis, computadores, monitores e outros aparelhos do dia-a-dia e que, a qualquer momento, deixam de funcionar ou apresentam falhas. Quando isto acontece, não devemos deitar no lixo os equipamentos velhos, pois muitos dispositivos electrónicos contêm materiais tóxicos ou não biodegradáveis que não devem ir para aterros.

Felizmente, existem várias opções ecológicas. Apesar de algumas empresas de reciclagem de PC's oferecerem garantias de que apagam os dados antigos do disco rígido antes de o usar noutro equipamento ou de ser desmontado, é conveniente tomar certas precauções. Antes de se entregar ou reciclar o computador, é preciso apagar todos os dados do disco rígido e dos dispositivos móveis como discos, cartões de memória, drives flash e CD-ROMs.

Se o computador tem menos de cinco anos, provavelmente pode doar-se a uma escola ou instituição de solidariedade social. Ao optar por esta alternativa, deve-se contactar técnicos que trabalhem com instituições e que podem garantir que o PC pode ser ainda usado e tem cópias legais de software.

Se o computador tiver mais de cinco anos ou não funciona, muitos produtores e empresas independentes possuem programas de reciclagem ou retomas ,como Apple, Dell, Gateway, Hewlett Packard e IBM/Lenovo. Além disso, várias grandes empresas de reciclagem podem receber o PC antigo ou estragado e garantir que é eliminado de forma apropriada.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos