A estabilidade operacional de todas as suas divisões e a robustez das vendas de equipamentos móveis e televisores de ecrã plano, foram as razões apontadas pela LG Electronics (LG) para terem atingido, no primeiro trimestre de 2008, os melhores resultados globais de sempre.
As vendas globais elevaram-se 16,9 por cento, para 11,7 mil milhões de dólares, e o lucro operacional atingiu os 634 milhões de dólares, o que permitiu elevar a margem de lucro para 5,4 por cento, 5,1 pontos acima do ano anterior
Portugal também cresceu no primeiro trimestre, com as vendas a aumentarem sete por cento e a fixarem-se nos 52 milhões de dólares. A divisão de Digital Display (televisores e monitores) é a mais representativa, com vendas de 25 milhões de dólares, seguindo-se a divisão de Digital Appliance (electromésticos), com 14 milhões de dólares. As divisões Digital Media (informática) e Mobile Communication (comunicações móveis) totalizaram nove milhões e quatro milhões de dólares, respectivamente.
A divisão de Comunicações Móveis registrou, a nível mundial, vendas recorde de 3,484 mil milhões de dólares, 32,6 por cento superiores às do primeiro trimestre de 2007. As vendas para mercados emergentes, incluindo Ásia, China e Médio Oriente, cresceram 36 por cento no trimestre e as vendas de modelos 3G (WCDMA) nos Estados Unidos e na Coreia cresceram 18 por cento.
As expectativas da insígnia para o próximo trimestre mantêm-se muito positivas no que toca à venda de unidades de telefones móveis, estando previstas várias inovações e lançamentos que permitem antever o aumento das exportações em cerca de 20 por cento e uma margem operacional de dois dígitos.
As vendas da divisão Digital Appliance cresceram 3,6 por cento, para os 3,191 mil milhões de dólares, o que representa uma margem operacional de 4,7 por cento. De acordo com a marca, o facto do segundo trimestre representar a época mais alta para as vendas de aparelhos de ar condicionado perspectiva uma melhoria da rentabilidade para os próximos meses.
Na divisão Digital Display, as vendas cresceram 32,1 por cento, totalizando 3,808 mil milhões de dólares, estimuladas pelo aumento de vendas televisores de ecrã plano e monitores.
As vendas da divisão Digital Media reduziram 5,2 por cento no ano, totalizando 1,372 mil milhões de dólares, embora o lucro operacional e a margem tenham aumentado para 18 milhões de dólares e 1,3 por cento, devido aos elevados custos relacionados com a inovação do negócio dos PC's.