Continente de Cascais reconhecido como exemplo de Prevenção e Segurança no Trabalho
“Seja feliz enquanto trabalha, de forma segura e saudável” é o lema da iniciativa promovida pela Sonae Distribuição e pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), para assinalar o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que se comemorou dia 28 de Abril. Dia em que o Continente de Cascais recebeu a visita do secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Fernando Medina.
No âmbito desta iniciativa, a Sonae distribuição encontra-se a promoveu, desde o dia 21 até ao dia 29, nas lojas Continente, Modelo e Modelo Bonjour, acções de sensibilização para a importância social da prevenção dos riscos profissionais.
Consciente da importância desta temática, a Sonae Distribuição tem vindo a desenvolver programas e acções no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, que se têm traduzido na redução efectiva da sinistralidade laboral, sendo que, nos últimos três anos, o índice de frequência reduziu 32,5 por cento, o índice de gravidade 29,3 por cento e o índice de incidência reduziu 29 por cento.
Foi em 1997 que a Sonae deu o primeiro passo ao nível organizacional, criando o Departamento de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, uma estrutura inteiramente integrada na Direcção de Recursos Humanos. Em 2005, foi lançado o programa Animador de Segurança nas suas lojas de base alimentar, que consiste na criação de um pivot de segurança em cada uma das unidades que tem, entre outras responsabilidades, a sensibilização diária dos colegas da sua unidade e a verificação periódica das condições de segurança. Este projecto rapidamente começou a dar resultados no que concerne ao envolvimento de todos nas questões da segurança. No mesmo ano foram publicados os manuais dos riscos no posto de trabalho, referindo as consequências da exposição ao risco e as medidas preventivas que podem ser postas em prática.
Conscientes que a formação e informação sobre os riscos profissionais são uma ferramenta chave para a sensibilização de todos, foram ministradas 65.000 horas de formação em 2005 sobre Higiene e Segurança no Trabalho, em 2006 foram dadas 80 mil horas e em 2007 cerca de 88.200 horas de formação nesta temática. Nos últimos três anos realizaram-se cerca de 515 simulacros, que puseram à prova os planos de emergência interna, bem como as respectivas equipas de apoio.
Em 2006 foram realizadas 637 auditorias de segurança às unidades da Sonae Distribuição e em 2007, cerca de 740, o que permitiu implementar acções de melhoria a este nível.
Em Maio de 2007 foi atribuída a certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no trabalho ao Continente de Cascais, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) segundo os referenciais normativos OHSAS 18001/NP 4397. O Continente de Cascais foi e é o primeiro hipermercado certificado em Portugal segundo este referencial.