A WTA, a Whirlpool e a Habitat for Humanity trabalharam conjuntamente, entre os dias 11 e 13 de Abril, para reconstruir a casa da família Brito, em Faria, Barcelos.
À margem do Estoril Open 2008, as mulheres da Whirlpool juntaram-se às mulheres do Sony Ericsson WTA Tour para apoiar a Habitat for Humanity (HFH), a organização internacional que tem como objectivo combater a habitação degradada em todo o mundo, para populações carenciadas, sobretudo mães solteiras.
Este projecto tem por base a iniciativa “Aces for Homes”, uma nova abordagem à angariação de fundos lançada pela Whirlpool e pela WTA, que doa 10 euros à HFH cada vez que uma tenista serve um ás durante o Tour de 2008. Na última temporada, foi entregue um cheque de mais de 104 mil euro à HFH, que assegurou a construção de novas casas a 19 mães solteiras em sete países europeus e na África do Sul.
Os fundos angariados na iniciativa “Aces for Homes” em 2007 estão na origem da acção de construção “women-only” em Barcelos. A família escolhida para a acção de construção em Portugal é composta por Maria de La Salete da Silva Brito, uma viúva de 37 anos, e a sua filha Carla Silva Ferreira, de 15 anos, que vivem no concelho Faria, em Barcelos. Esta aldeia está integrada numa zona rural, pouco desenvolvida, onde a população se dedica sobretudo a actividades agrícolas e à indústria têxtil. A casa onde vive actualmente foi herdada do seu pai e está em muito más condições de habitabilidade. O telhado tem buracos, tem problemas de infiltrações, o tecto está estragado e o soalho também apresenta elevadas condições de degradação.
A Habitat for Humanity vai focar-se na reconstrução e restauro desta casa. O projecto completo está estimado para 51 dias de operação, dos quais três contaram com o apoio da WTA e da Whirlpool.