As lojas Maxmat e Maxgarden estão a disponibilizar aos seus clientes, gratuitamente, sacos de plástico amigos do ambiente.
Mantendo as mesmas funcionalidades, dimensões e resistência dos sacos tradicionais, esta alternativa é fabricada através de um processo de inovação tecnológica que garante a degradação do plástico em apenas alguns meses, sem qualquer intervenção humana.
A funcionalidade degradável dos novos sacos é obtida através da incorporação de um aditivo, o d2w, durante seu o processo de fabrico que, quando associado ao plástico, permite a quebra das cadeias moleculares do material, formando novas moléculas susceptíveis de serem decompostas por micro organismos, até atingir a biodegradação.
Este importante investimento da Maxmat insere-se num política integrada da Sonae Distribuição, que privilegia a defesa do ambiente. Prova disso são as diversas campanhas de consciencialização ambiental e energética promovidas pela Maxmat, como é o caso da campanha de troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras, que consomem menos 80 por cento de energia, na qual os clientes recebem 0,50 euros por cada lâmpada incandescente entregue na loja.