A EDP vai investir sete milhões de euros em medidas de apoio à eficiência energética, através do Programa Eco, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC).
A distribuição de 700 mil lâmpadas eficientes, 400 mil das quais em bairros sociais e históricos, é uma das medidas previstas. O plano contempla ainda a entrega de 100 mil multi-tomadas e a atribuição de subsídios de 40 euros na compra de arcas frigoríficas eficientes.
A pensar na competitividade das empresas portuguesas, a EDP vai oferecer auditorias energéticas, distribuir lâmpadas economizadoras ao comércio e serviços e instalar variadores electrónicos de velocidade ou corrigir o Factor de Potência em empresas industriais. O conjunto de iniciativas previsto deverá gerar poupanças de 47 milhões de euros na factura de electricidade a pagar pelos clientes domésticos e industriais.
Em 2007, o Programa ECO evitou, segundo a EDP, o desperdício de 407.706 MWh, o equivalente à electricidade consumida anualmente por 150 mil famílias que pouparam assim 43 de milhões de euros.
O Programa ECO é co-financiado pela Entidade Reguladora do Sector Energético - ERSE, através do Plano de Promoção de Eficiência Energética (PPEC). O PPEC é promovido pela ERSE e tem como objectivo prioritário apoiar financeiramente algumas iniciativas que aumentem a eficiência e redução do consumo de electricidade nos diferentes segmentos de mercado.