A subida do IVA, em 2007, e o boom do dicount está a ter um forte impacto no sector do retalho alemão, segundo uma pesquisa da Verdict Research. Pela primeira vez, desde 2002, o sector da distribuição contraiu, declinando 0,9 por cento.
Como nota Daniel Lucht, analista sénior na Verdict Research, “a sensibilidade ao preço do consumidor alemão reflecte-se em todos o sector do retalho. Na bricolage, a Pratiker iniciou um processo de redução dos preços ao implementar o conceito ‘easy-to-shop’. Nos electrodomésticos, a Media Markt e a Saturn adoptaram ambas uma agressiva posição face ao preço, capturando a atenção do público com fortes campanhas de publicidade. No mobiliário, o discount tornou-se endémico e existe já um certo número de players, como a insígnia Mömax e Roller”.
A Verdict Research prevê que, em 2012, um em cada dois euros gastos na distribuição alemã irá para uma insígnia de discount. Os principais players (Aldi, Lidl, Netto, Norma, Penny e Plus) já detêm 42 por cento do mercado alemão.