Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Modelo de Felgueiras obtém certificação ambiental
2008-03-10

O Modelo de Felgueiras recebeu a certificação ambiental segundo a norma internacional ISO 14.001:2004, concedida pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).

O Modelo de Felgueiras torna-se assim o segundo hipermercado Modelo a obter esta certificação, que resulta do esforço desenvolvido pela loja na elaboração e implementação do Sistema de Gestão Ambiental, na formação específica dos seus colaboradores e na melhoria de equipamentos e infra-estruturas que permitam níveis elevados de desempenho ambiental.

No âmbito do processo de certificação, foi implementado um conjunto de medidas tendo em vista a melhoria do desempenho ambiental da loja, incluindo a criação de uma zona verde para armazenamento temporário de produtos perigosos e resíduos a reciclar resultantes da normal actividade, a implantação de uma área fechada e isolada para depósito dos resíduos sólidos urbanos, o chamado lixo comum, a criação na loja de uma zona mista que permite reduzir o consumo de água no degelo, a construção de uma arrecadação com contenção secundária para armazenamento de produtos perigosos destinados à higienização das áreas de Perecíveis e a adopção de medidas de sensibilização e controlo de consumos de água e energia.

Com esta certificação, são já cinco os hipermercados do universo da Sonae Distribuição com a certificação ambiental pela norma ISO 14.0001:2004. Pioneira neste tema, a Sonae Distribuição é, até hoje, a única empresa do sector a apostar na certificação ambiental de hipermercados. Este percurso iniciou-se em 1995 com a criação do Gabinete de Ambiente, uma estrutura da empresa inteiramente dedicada a questões ambientais. O controlo dos consumos de energia nos parques das lojas, a introdução de receptáculos para pilhas usadas, o lançamento do Saco Verde, substituído gratuitamente quando deteriorado e enviado para reciclagem, e o apoio aos produtores nacionais, através do Clube dos Produtores, também na utilização de técnicas de produção agro-pecuária mais amigas do ambiente, foram das primeiras medidas adoptadas pela empresa neste âmbito e constituíram, à época, soluções inovadoras no quadro das políticas ambientais no sector da distribuição em Portugal.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos