Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Primeiro centro comercial Alegro inaugura em Alfragide
2007-11-13

Abre hoje, dia 14 de Novembro, em Alfragide, junto ao hipermercado Jumbo, o primeiro de uma nova geração de centros comerciais e da marca Alegro.

Da responsabilidade da Immochan, a empresa imobiliária do grupo Auchan, o novo centro comercial representa um investimento de 50 milhões de euros. No total, são 39 mil metros quadrados de Área Bruta Locável, com 102 lojas, das quais se destacam o melhorado e renovado Jumbo e uma loja Fnac. Este espaço conta ainda com uma capacidade de estacionamento de 2.500 lugares gratuitos.

O Alegro Alfragide é também responsável pela criação de mil novos postos de trabalho directos e mais de 500 indirectos, facto que foi sobejamente sublinhado pelos diversos interveniente na cerimónia inaugural decorrida ontem à noite, presidida por Fernando Serrasqueiro, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. "No momento em que a luta contra o desemprego é uma batalha que deve ser travada por todos os agentes económicos e políticos, este projecto vem gerar mais de mil postos de trabalho", notava Eduardo Igrejas, presidente do grupo Auchan em Portugal. "O desenvolvimento da concorrência, a criação de um mercado onde aqs condições de crescimento para os vários operadores seja uma realidade, a todos beneficia. Aos consumidores, pois permite o acesso a preços mais baixos, aos fornecedores, porque deixam de correr o risco de ficar dependentes deste ou daquele operador, e aos trabalhadores, pois podem optar pela empresa que apresentar as melhores condições de trabalho e regalias sociais".

O novo centro comercial está simultaneamente implantado numa das áreas mais populosas do país, com dois milhões de habitantes a 30 minutos de distância, e numa zona muito necessitada de alguns serviços. Paralelamente, localiza-se também no concelho com o maior poder de compra do país, como sublinhou Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras. A restauração, o cinema, o lazer e serviços como a banca, a farmácia ou os correios estão agora mais acessíveis, assim como algumas marcas que são novidade em Portugal, como a Foster's Hollywood ou a Desigual ou insígnias que habitualmente não se encontram em centros comerciais, como a Loja do Avô. O novo centro comercial surge, assim, como resposta às necessidades dos consumidores da região, evitando a sua deslocação para fora do concelho. "A autarquia prefere reter os seus consumidores e acolher os de outros municípios", confessava Isaltino Morais, justificando o apoio da Câmara Municipal de Oeiras ao projecto.

A expectativa da Immochan é que este mix comercial alargado possa gerar 10 milhões de visitas no primeiro ano. O centro comercial é especialmente dirigido à família, afirmando-se como um local onde cada membro pode encontrar o que necessita, dispondo de soluções de animação e lazer, como os Dias Alegro e os vários Clubes, que visam aproximar as pessoas em torno de interesses comuns. "A Immochan é um promotor investidor. Fica com os seus activos, preocupando-se em acrescentar valor a cada iniciativa e em responder às necessidades dos clientes, garantindo a perenidade e rentabilidade os investimentos", explicava Mário Costa, director geral da Immochan. Com 30 anos de experiência a produzir, comercializar e a gerir espaços comerciais, a Immochan tem cerca de 300 centros comerciais e um milhão de metros quadrados de Área Bruta Locável. Em Portugal, contando com o Alegro, gere mais de 143 mil metros quadrados em galerias comerciais com a âncora Jumbo.

A abertura do Alegro representa, então, o primeiro passo de uma empresa que está apostada em crescer em Portugal com outros investimentos de dimensão semelhante. No total, a Immochan tem um plano de 200 milhões de euros para investir em Portugal. A expectativa de Mário Costa é que o próximo centro Alegro a abrir seja em Leiria, município onde decorre um concurso nacional para decidir quem vai construir um centro comercial naquela capital de distrito.

Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos