Ao longo dos primeiros nove meses de 2007, a Sonae Distribuição apresentou um crescimento de nove por cento do seu volume de negócios consolidado, tendo atingido um montante de 2,4 mil milhões de euros.
Para esta evolução positiva, contribuíram decisivamente desempenho “muito positivo” do universo comparável de lojas na generalidade das insígnias, traduzido num crescimento de quatro por cento, e o crescimento orgânico desenvolvido pela companhia nos últimos 12 meses, concretizado na abertura de 93 lojas num total de 56 mil metros quadrados de área de venda. O conjunto de insígnias de base não alimentar da empresa apresentou uma evolução muito positiva, traduzida num crescimento “muito significativo de 15 por cento das vendas”.
O cash-flow operacional consolidado da companhia registou um aumento de 23 por cento, totalizando assim 195 milhões de euros. Na sequência da evolução positiva das vendas e do cash-flow operacional, o resultado líquido apresentou um crescimento de 10 por cento, nos primeiros nove meses, face a igual período do ano anterior, somando 100 milhões de euros.
A empresa mantém um forte plano de abertura de novas unidades, prevendo concluir o exercício com um aumento de aproximadamente 12 por cento da sua área de venda instalada, num total aproximado de 65 mil metros quadrados. A companhia prevê concluir o exercício com cerca de 25 mil novos metros quadrados na área alimentar e 40 mil metros quadrados no conjunto de formatos de base não alimentar. Desta forma, a Sonae Distribuição terminará o ano com cerca de 608 mil metros quadrados de área de venda, dos quais mais de 77 por cento estarão associados a activos imobiliários próprios, suportando este sub-total mais de 80 por cento das vendas consolidadas da empresa. Durante os primeiros nove meses, a Sonae Distribuição investiu 171 milhões de euros no aumento e modernização do seu parque de lojas. Este montante permitiu a criação de 2.500 novos postos de trabalho (a Sonae Distribuição conta, a 30 de Setembro de 2007, com 27.750 colaboradores).
Em relação ao processo de aquisição das acções representativas de 99,8648 por cento do capital social da sociedade Carrefour (Portugal) – Sociedade de Exploração de Centros Comerciais, SA, a Sonae Distribuição continua a aguardar o parecer da Autoridade da Concorrência mantendo-se “confiante na não-oposição à operação”.