Segundo os dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o concelho de Lisboa é o que apresenta maior área de grandes superfícies comerciais, mas é em Albufeira que a oferta per capita é maior.
Os dados da Direcção Geral das Actividades Económicas disponíveis no sistema de informação Sales Index 2007 da Marktest contabilizam 1.589 grandes superfícies comerciais em Portugal Continental. Nesta categoria, estão incluídas as grandes superfícies retalhistas (alimentares e não alimentares) com uma área de venda igual ou superior a dois mil metros quadrados e superfícies retalhistas alimentares com uma área de venda superior a 500 metros quadrados e inferior a 2.000m, estabelecimentos abrangidos pela Lei nº12/2004 de 30 de Março. Do total de concelhos de Portugal Continental, 18 por cento (50) não possui nenhum destes espaços comerciais.
Entre os concelhos, Lisboa é o possui maior número de grandes superfícies comerciais, 113 no total. O Porto é o segundo concelho com maior número de grandes superfícies, 68, seguido de Sintra (58), Vila Nova de Gaia (48) e Loures (34). Na lista dos dez concelhos com mais destes estabelecimentos encontra-se ainda Almada, Amadora, Oeiras, Setúbal e Braga.
No seu conjunto, este tipo de estabelecimentos comerciais ocupa uma área superior a 2,2 milhões de metros quadrados. O concelho de Lisboa é o que oferece mais área comercial, com uma área total de mais de 172 mil metros quadrados, o que significa que concentra 7,7 por cento do valor total. O Porto ocupa igualmente o segundo lugar, com 94 mil metros quadrados, seguido de Vila Nova de Gaia (92 mil), Sintra (87 mil) e Matosinhos (70 mil).
Em termos de distribuição da área das grandes superfícies comerciais por mil habitantes, é em Albufeira que este rácio é mais elevado. Por cada 1000 habitantes neste concelho, existem grandes superfícies comerciais que ocupam uma área de 734 metros quadrados. Segue-se o concelho de Aveiro, com uma área de grandes superfícies comerciais de 619 metros quadrados por mil habitantes. Já o concelho de Ponte da Barca é o que tem o rácio mais baixo, de 17 metros quadrados quadrados por mil habitantes.
Refira-se ainda que o concelho de Vila Real é o que lidera em dimensão média destes estabelecimentos. As cinco grandes superfícies aqui localizadas têm, em média, 2.905 metros quadrados. Em Matosinhos, Aveiro e Guimarães este rácio também excede os 2.500 metros quadrados e em Maia e Coimbra está muito perto dessa meta,2.454 e 2.445 metros quadrados respectivamente.