A Xerox Corporation abriu uma nova fábrica de Toner EA (emulsion aggregation) localizada nos Estados Unidos, tendo dado início à produção de mil milhões de partículas de toner de micro formato que enchem repositórios em inox e tubagens gigantescos.
A nova unidade industrial no valor de 60 milhões de dólares é o último passo da Xerox no suporte ao crescimento da impressão de páginas a cores no mercado da impressão digital, enquanto mantém o seu compromisso e responsabilidade ambiental. No último ano, mais de 30 mil milhões de páginas a cores foram impressas em equipamentos Xerox.
Desenvolvido pela Xerox e protegido por mais de 300 patentes, o toner EA produz imagens nítidas, utilizando menor quantidade de toner por papel e está já a ser utilizado em mais de uma dúzia de produtos Xerox, tais como os equipamentos multi-funções WorkCentre com as funcionalidades de cópia, impressão, scan e fax e as séries de impressoras a cores Xerox DocuColor.
A fábrica de 100 mil metros quadrados, localizada perto de Rochester, Nova Iorque, com mais de 40 engenheiros químicos, vai permitir à Xerox aumentar a capacidade de produção de toner através do processo EA, em cerca de 175 por cento.
Para além de proporcionar uma impressão com elevada qualidade, o Toner EA respeita a qualidade ambiental. Contrariamente ao toner tradicional, o qual é criado a partir da trituração de materiais poliméricos até partículas de micro formato, o toner EA é desenvolvido quimicamente de forma a permitir a dimensão, a forma e a estrutura das partículas que devem ser precisamente controladas. Esta tecnologia desenvolvida pela Xerox conduz a uma qualidade de impressão melhorada, redução de toner e de desperdício, e redução de energia necessária ao fabrico e à impressão.