Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Acer adquire norte-americana Gateway
2007-08-27

A Acer, uma das maiores empresas de vendas de computadores, chegou a um acordo para aquisição da Gateway Inc. (NYSE:GTW), a quarta maior empresa de venda de PC´s dos EUA. A fusão de ambas vai dar lugar à terceira maior empresa informática do mundo, com um portfólio multi-marcas e com receitas na ordem dos 10 mil milhões de euros e o fornecimento de cerca de 20 milhões de PC’s por ano.

Segundo os termos do acordo, a Acer vai oferecer 1,30 euros por acção, de modo a adquirir todo o capital de acções da Gateway, o que vai representar um valor total de aproximadamente 520 milhões de euros. Esta aquisição foi apoiada, com unanimidade, pelos conselhos de administração das duas empresas e vai ser sujeita às condições habituais de aquisição, incluindo sob a aprovação das leis Hart Scott Rodino, Exon Florio e outras leis similares e exteriores aos EUA. Espera-se que esta aquisição vá estar concluída até finais de Dezembro deste ano.

A Gateway anunciou também recentemente que pretende exercer o seu direito de opção na aquisição de todas as acções que Lap Shun (John) Hui detém da Packard bell BV, empresa europeia de venda de PC´s sedeada em França. Além disso, a Gateway encontra-se em negociações para a venda do seu negócio na área de produtos profissionais.

“Esta transacção estratégica é um importante marco na longa história da Acer,” refere J.T. Wang, CEO da Acer. “A aquisição da Gateway e da sua sólida marca vem completar a caminhada global da Acer ao reforçar a nossa presença nos EUA, juntando-se assim ao forte posicionamento da marca na Ásia e na Europa. Além disto, ao adquirirmos a Gateway, vamos solidificar a nossa posição enquanto terceira maior empresa de venda de PC’s a nível mundial”.

O presidente da Acer, Gianfranco Lanci, acrescenta que “a presença geográfica e o posicionamento de produto de ambas as empresas, Acer e Gateway, são extremamente complementares. Acreditamos que a combinação de ambas irá resultar num grau de eficiência significante. A Gateway tem uma das marcas mais poderosas e únicas da indústria e com esta aquisição vamos ter a oportunidade de implementar uma estratégia multi-marcas e desse modo cobrir os mais importantes segmentos de mercado. Com o tempo, pretendemos gerir activamente o nosso portfólio de marcas e diferenciá-las de forma a dirigi-las a diferentes segmentos. Estamos também a adquirir uma excelente equipa de nível mundial e os funcionários da Gateway vão ser essenciais ao nosso sucesso conjunto.”

“Acreditamos que a complementaridade da nossa localização geográfica, o mix da nossa gama de produtos e o nosso foco mútuo nos consumidores tornam a Acer um parceiro excelente para a Gateway,” refere Ed Coleman, CEO da Gateway. “A nossa ligação à Acer vai-nos permitir trazer valor acrescentado aos segmentos de clientes que já servimos e vai capitalizar a nossa rede de fornecedores e operações de intervenção global. Desta forma, vamos poder expandir as marcas Gateway e eMachine em todo o mundo. A Acer trouxe desenvolvimentos notáveis ao mercado global de PC’s e, tanto eu como a administração da empresa, estamos muito satisfeitos com esta fusão”.

Espera-se que a fusão da Acer com a Gateway resulte em receitas significativas e em sinergias de custos. O aumento da escala vai resultar em reduções na procura por unidade e nos custos de componentes para as duas empresas. Esta combinação cria também uma oportunidade real para venda cruzada do portfólio de produtos potenciando a relação com os consumidores das duas empresas. São também esperadas poupanças significativas através do aumento da eficiência combinada das funções em back-office. Espera-se que as sinergias obtidas sejam na ordem dos 109 milhões de euros. Além disso, estima-se que esta transacção sirva para aumentar as mais-valias das acções da Acer em 2008.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos