Desde 1 de Julho, que o registo de nomes de domínio sob .PT oferece a possibilidade de adesão à facturação electrónica, no âmbito do programa Simplex 2007.
O projecto foi desenvolvido internamente pela equipa técnica do serviço DNS da FCCN.
De acordo com Pedro Veiga, presidente da FCCN, “a facturação electrónica no Registo de Nomes de Domínio de .PT é um contributo da FCCN para a agilização e desburocratização dos processos e surge no decurso da nossa certificação de qualidade ISO9001. É mais um passo para prestar serviços de qualidade à comunidade Internet.”
A facturação electrónica, dadas as suas funcionalidades e características, permite obter distintas vantagens, das quais se destacam a transmissão das facturas via Internet de modo rápido, seguro e eficaz, redução dos custos referentes à administração das facturas e utilização de papel, comunicação mais eficiente com os clientes e facilidade de acesso e consulta a informação em tempo real. Consegue-se ainda maior segurança devido ao uso de técnicas de assinatura digital.
A adesão à facturação electrónica é facultativa e depende de um acordo prévio por parte do adquirente do serviço. Através deste serviço, os clientes receberão as suas facturas por e-mail em formato PDF em substituição ao papel ou acedem às mesmas no site do DNS/FCCN depois de autenticados. A factura electrónica é um documento certificado, com segurança jurídica e que substitui a factura em papel, podendo por isso ser utilizada para efeitos fiscais.