Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Intel associa-se à One Laptop per Child
2007-07-19

A Intel e a One Laptop per Child (OLPC - um computador portátil por criança) chegaram, recentemente, a acordo com o intuito de trabalharem em conjunto, no sentido de estabelecerem uma parceira para disponibilizarem os benefícios da tecnologia ao mundo em desenvolvimento, através da sinergia dos seus respectivos programas.

Com este acordo, a Intel e a OLPC irão explorar formas de colaboração que envolvem tecnologia e conteúdos educativos. A Intel fará, também, parte integrante do conselho da OLPC. A Intel une-se ao conselho de OLPC como um líder mundial em tecnologia ajudando, desta forma, a chegar a todas as crianças do mundo. A colaboração com a Intel significa que o máximo de computadores portáteis irão chegar às crianças,” afirma Nicholas Negroponte, fundador de One Laptop per Child.

A Intel investe, actualmente, mais de 100 milhões de dólares por ano, em mais de 50 países, visando promover a educação, o que inclui esforços desenvolvidos através da Fundação Intel, tendo já desenvolvido produtos para o mercado educacional. O foco da Intel na educação para mercados emergentes faz parte do programa Intel World Ahead, o programa da empresa para disponibilizar tecnologia a todos, em qualquer parte do mundo. “A união com a OLPC é outro exemplo do nosso compromisso com a educação ao longo dos últimos 20 anos e a nossa crença no papel da tecnologia para proporcionar oportunidades do século XXI, às crianças em todo o mundo,” acrescenta Paul Otellini, CEO de Intel.

A OLPC é uma organização sem fins lucrativos, cujo propósito consiste em criar oportunidades de aprendizagem às crianças mais pobres e que vivem nos lugares mais remotos do mundo, disponibilizando computadores portáteis resistentes, de baixo custo e com ligação à Internet, a cada criança, na sua vida diária. Os portáteis são vendidos aos governos e doados às crianças através das escolas, com base num computador portátil por criança (one laptop per child). Estes equipamentos são resistentes, baseados em Linux e tão eficientes energeticamente através do accionamento da manivela incluída que irá gerar potência suficiente para a utilização. As redes mesh vão permitir o acesso a diversos equipamentos de Internet a partir de uma só ligação. A OLPC baseia-se em teorias construccionistas de aprendizagem pioneiras, de Seymour Papert e posteriormente de Alan Kay, assim como nos princípios expressos em “Sendo Digital” de Nicholas Negroponte. Dos membros corporativos do OLPC fazem parte a AMD, Brightstar, Chi Lin, eBay, Google, Intel, Marvell, News Corporation, Nortel Networks, Quanta Computer, Red Hat e SES Astra.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos