Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Xerox anuncia vencedor de desafio universitário no desenvolvimento de aplicações para sistemas multifuncionais da geração “Millennials”
2007-07-11

A Xerox anunciou o vencedor do desafio universitário ‘Creating Your New Workplace’, uma iniciativa que visa inspirar a próxima geração de visionários, nascidos desde 1980, os “Millennials”, a produzir conceitos e aplicações para os sistemas multifuncionais (MFP) no local de trabalho actual.

Quatro grupos de estudantes da Universidade Sheffield Hallam, do Reino Unido, foram desafiados para desenvolver ideias e aplicações de software na Extensible Interface Platform da Xerox (EIP), a tecnologia que fornece acesso a todas as funções dos MFP da Xerox e permite a implementação de aplicações e serviços HTML baseados na Web. A equipa com a aplicação mais extraordinária e com elevada aplicação no mercado foi liderada por Ching Hui Wang, Jackie Leaver e James Tuck.

A universidade Sheffield Hallam foi seleccionada, uma vez que dispõe de uma elevada herança ao nível de produções inovadoras adequadas à indústria. Recentemente, a faculdade de artes, computação, engenharia e ciência foi responsável por diversas invenções, tendo sido reconhecida por diversas entidades.

Equipas de estudantes especializados em Design, Gestão e Tecnologias de Informação foram contactados para encontrarem a forma dos workflows poderem ser adaptados para responderem aos métodos educacionais e aos ambientes comerciais do futuro. As equipas foram coordenadas por Simeon Yates, director da área Cultural Communications e Computing Research Institute da Universidade. O painel do júri foi composto por investigadores do mercado das TI’s e por consultores estratégicos de empresas como a InfoTrends, Xerox e pela Faculdade de Artes, Computação, Engenharia e Ciências, da própria Universidade.

A equipa vencedora desenvolveu soluções de workflow que vão aumentar a utilização dos MFP’s como um interface para as aplicações em rede nas áreas de segurança, através de um ID do Utilizador e aplicações de confirmação de plágio, e comunicações, através de uma tradução de linguagem e sistemas de ensino das escolas primárias.

A aplicação primária ‘Alerta de Plágio’ permite aos estudantes verificarem a veracidade dos seus trabalhos antes de os submeterem a avaliação. O estudante pode digitalizar a sua assinatura no MFP e automaticamente aceder ao link de uma aplicação Web, tal como ‘Turn It In’, que sublinha a informação que necessita de ser revista ou confirmada com o autor original. O estudante tem a oportunidade de rever o seu trabalho antes de o submeter a possíveis marcações.

Outro conceito está associado à possibilidade de tornar o MFP uma interface de aprendizagem interactiva, que oferece aos estudantes, “dos nove aos noventa”, a possibilidade de acederem a aplicações educacionais em rede. As crianças, por exemplo, devem primeiro aprender a utilizar um MFP, tal como se estivessem a participar num questionário interactivo, utilizando o painel do sistema e coleccionando “estrelas” de acordo com as respostas correctas.

O desafio de criar novos espaços de trabalho responde a uma necessidade demográfica das forças de trabalho actuais. No último ano, a Xerox patrocinou o estudo da Forrester Consulting sobre a forma como os “Millennials” viam o futuro do espaço de trabalho.

A Xerox e a Universidade de Sheffield pretendem desenvolver o local de trabalho do futuro, disponibilizando toda a informação, bem como as ferramentas necessárias. “As organizações necessitam de integrar os modos de trabalho dos “Millennials” de forma a responderem às necessidades dos clientes e dos parceiros,” afirma Rogério Fangueiro, Director Office Group, da Xerox Europa. “Na Xerox, expandimos a nossa arquitectura MFP a serviços e soluções baseados na web, e pretendemos ter uma abordagem colectiva e cooperante para conceber e desenvolver estas aplicações. Acreditamos que este momento irá marcar a transição para um ambiente de trabalho mais rico, do que alguma vez foi até aqui, na sua diversidade.”

Como resultado do prémio ‘Creating Your New Workplace’, Ching Hui Wang, Jackie Leaver e James Tuck vão ter a oportunidade de visitar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Xerox, em Grenoble, onde poderão conhecer investigadores, bem como dez membros do consórcio de desenvolvimento EIP da Xerox para discutir as suas ideias com a indústria.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos