Os jovens casais portugueses sem filhos, os chamados “ninhos em construção”, são os mais consumistas, segundo revela uma nova análise da Marktest.com sobre o ciclo de vida dos consumidores.
O estudo revela dados tão curiosos como o facto de que a posse de três ou mais automóveis no lar ser mais frequente nos lares com independentes jovens ou de que a posse de televisão atinge o pleno junto dos casos e dos solteiros dependentes, os casos com filhos até seis anos são os que mais utilizam o automóvel, enquanto que os casados com filhos dos sete aos 12 anos são os que mais possuem acções.
A análise da Marktest.com mostra ainda como os monoparentais são os que mais consomem creme para as mãos, como os solteiros dependentes são os que mais usam gel para pentear e como os independentes com mais de 35 anos são os que bebem mais café.
O estudo do ciclo de vida dos consumidores teve como ponto de partida conhecer e antecipar as suas necessidades. A análise da Marktest pretende introduzir novas pistas na análise do consumidor português, classificando e caracterizando os indivíduos de acordo com o seu estádio no ciclo de vida.
De acordo com as Nações Unidas, o ciclo de vida pode ser definido como a "série de períodos importantes pelos quais passa uma pessoa, um grupo ou uma cultura durante a sua vida". Sendo um indicador essencialmente demográfico, que se relaciona muito com a idade dos indivíduos, ele é também um indicador social, já que remete para a forma como os indivíduos organizam a sua vida familiar.
A tipologia criada pela Marktest,com foi realizada com base numa amostra de 10.093 entrevistas do estudo anual da Marktest, Consumidor 2006. Depois de várias análises da informação de base, foram criados 11 grupos de indivíduos, que constituem assim os 11 estádios do ciclo de vida do consumidor português.