O projecto de responsabilidade social da Jonathan-Indesit Company recebeu especial atenção no 5.º Sodalitas Social Awards, uma iniciativa dirigida a empresas empenhadas na implementação de programas de cariz social e que conta com o alto patrocínio do presidente da República de Itália.
A Indesit Company, através da Jonathan-Indesit Company, foi premiada, na categoria de Melhor Parceria Comunitária pela implementação de um projecto que empregou cerca de 80 jovens com problemas legais e residentes em zonas pouco desenvolvidas do Sul de Itália. De acordo com o júri, “este projecto permitiu que os jovens desenvolvessem competências e fossem reintegrados completamente na comunidade.”
Para além do prémio, este projecto da Jonathan-Indesit Company foi ainda reconhecido pela administração regional de Campania, que estabeleceu um protocolo para que outras empresas se associem a esta acção de responsabilidade social. Esta iniciativa da administração é mais um passo para a concretização de um modelo, que tem como base as direcções definidas pela Indesit Company e pela Jonathan Company.
O projecto da Jonathan-Indesit Company foi lançado em 1998, na zona de Caserta, nas indústrias da companhia de Carinaro e Teverola, em colaboração com o Ministério da Justiça Italiano. Em 2004, sob a égide do Ministério do Trabalho Italiano, o projecto foi alargado à fábrica de Melano, em Le Marche.
Durante a reunião dos accionistas, a Indesit Company apresentou o relatório de Responsabilidade Social da Empresa de 2006, posicionando assim os seus valores, estratégias e procedimentos no diálogo com os principais responsáveis do grupo. A publicação integral deste documento denota a importância que o grupo atribui à responsabilidade social e à transparência da comunicação e como isso influencia a sustentabilidade da administração.
Em termos ambientais, a companhia continua a desenvolver esforços para a redução do consumo de energia até aos valores mínimos. Nos últimos três anos, a percentagem de máquinas de lavar loiça classe A vendidas pelo grupo aumentou 13 por cento, dos frigoríficos classe A 11 por cento e das máquinas de lavar roupa classe A sete +or cento. Estes novos modelos classe A vieram substituir os produtos com uma média de 10 anos, o que representa enormes benefícios na poupança de energia e redução de emissão de CO2. Se os mais de 188 milhões de electrodomésticos, com mais de 10 anos ainda em utilização na Europa, fossem substituídos por novos modelos haveria uma redução de 20 milhões de toneladas de CO2 por ano.
Em 2006, a Indesit Company intensificou o diálogo com os 'stakeholders', não só ouvindo directamente os accionistas, associações e organizações nacionais e internacionais, fornecedores e consumidores, mas também desenvolvendo pesquisas e questionários junto dos jornalistas, consumidores e representantes do grupo.
Ainda no ano passado, a Indesit Company juntou-se ao Global Compact, cuja missão é implementar na comunidade empresarial medidas benéficas de responsabilidade social. A Indesit Company recebeu igualmente o primeiro prémio Etica&Impresa, o principal galardão italiano dirigido a empresas que promovem iniciativas de responsabilidade social de grande sucesso nas relações industriais.
O relatório de Responsabilidade Social da companhia foi delineado tendo como base as directrizes de sustentabilidade da Global Reporting Initiative de 2006, G-3.
O compromisso e empenhamento social da Indesit Company teve sempre maior relevância na filosofia da empresa e está assente no princípio enunciado por Aristide Merloni, em 1967, “o sucesso económico de uma indústria não tem qualquer valor se não for acompanhado de um empenho para o progresso social.” O compromisso da Companhia, neste contexto, foi reconhecido logo nos anos 1970, quando ganhou o prémio de responsabilidade social European Pa-Vision.