A GS1 Portugal-CODIPOR apresentou na Alimentaria o seu livro “Rastreabilidade da Carne de Bovino – Normas GS1 – Guia de Implementação”, que se destina a auxiliar as empresas do sector da carne de bovino na implementação de um sistema de rastreabilidade baseado no sistema GS1, de acordo com os requisitos legais.
Recorde-se que, desde Janeiro de 2005, todas as empresas do sector alimentar têm que cumprir com o requisito legal da rastreabilidade. Para tal, cada uma implementou um sistema de rastreabilidade de forma a conhecer o percurso dos produtos desde o produtor até às prateleiras do supermercado.
Através de um sistema de rastreabilidade, o produtor consegue saber onde é que o seu produto foi colocado e o distribuidor tem acesso à informação referente à origem do mesmo. Esta informação é fundamental, por exemplo, perante uma crise alimentar, possibilitando a retirada do mercado de um determinado lote do produto com problemas, garantindo a segurança alimentar.
Contudo, para tornar este processo mais célere e eficiente, os operadores da cadeia de valor dos produtos alimentares devem implementar um sistema de rastreabilidade normalizado e automatizado. Este foi o objectivo que deu origem ao livro “Rastreabilidade da Carne de Bovino – Normas GS1 – Guia de Implementação”, lançado pela GS1 Portugal-CODIPOR – Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos.