Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
APED apresenta desenvolvimentos da campanha sobre os horários do comércio ao Ministro da Economia
2007-06-06

A APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição foi recebida por Manuel Pinho, Ministro da Economia, num encontro onde foram apresentados os mais recentes desenvolvimentos da campanha “Liberte-se”, promovida durante o mês de Maio, que resultará na entrega de uma petição referente às limitações dos horários de funcionamento das grandes superfícies, e sobre a grande adesão dos consumidores a favor da abertura aos domingos e feriados.

De acordo com o Luís Vieira e Silva, presidente da APED, “as actuais limitações aos horários dos estabelecimentos comerciais distorcem a liberdade individual do consumidor, reduzem a concorrência e inibem a liberdade de iniciativa económica privada”.

Na agenda desta reunião esteve também o ponto de situação da queixa apresentada pela APED contra a posição dominante mantida pela UNICRE no mercado de cartões de pagamento. Apresentada, há quatro anos, junto da Autoridade da Concorrência, a queixa não teve, até ao momento, qualquer decisão.

Manuel Pinho demonstrou plena compreensão e sensibilidade pelos argumentos aduzidos pela APED que considerou este primeiro encontro muito positivo.

A APED teve ainda oportunidade de informar o ministro do papel fundamental que os seus associados têm vindo a desenvolver em várias áreas da sua actividade. A associação é, actualmente, constituída por 93 empresas que empregam directamente 61.304 trabalhadores em 1.794 lojas e 1,9 milhões de metros quadrados de área de venda. Em 2006, o volume de vendas agregado destas empresas foi de cerca de 12 mil milhões de euros, o equivalente a sete por cento do Produto Interno Bruto português. Foram empregues pelo sector do comércio moderno 6.567 novos trabalhadores, num universo onde 72 por cento são efectivos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos