APED apresenta desenvolvimentos da campanha sobre os horários do comércio ao Ministro da Economia
A APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição foi recebida por Manuel Pinho, Ministro da Economia, num encontro onde foram apresentados os mais recentes desenvolvimentos da campanha “Liberte-se”, promovida durante o mês de Maio, que resultará na entrega de uma petição referente às limitações dos horários de funcionamento das grandes superfícies, e sobre a grande adesão dos consumidores a favor da abertura aos domingos e feriados.
De acordo com o Luís Vieira e Silva, presidente da APED, “as actuais limitações aos horários dos estabelecimentos comerciais distorcem a liberdade individual do consumidor, reduzem a concorrência e inibem a liberdade de iniciativa económica privada”.
Na agenda desta reunião esteve também o ponto de situação da queixa apresentada pela APED contra a posição dominante mantida pela UNICRE no mercado de cartões de pagamento. Apresentada, há quatro anos, junto da Autoridade da Concorrência, a queixa não teve, até ao momento, qualquer decisão.
Manuel Pinho demonstrou plena compreensão e sensibilidade pelos argumentos aduzidos pela APED que considerou este primeiro encontro muito positivo.
A APED teve ainda oportunidade de informar o ministro do papel fundamental que os seus associados têm vindo a desenvolver em várias áreas da sua actividade. A associação é, actualmente, constituída por 93 empresas que empregam directamente 61.304 trabalhadores em 1.794 lojas e 1,9 milhões de metros quadrados de área de venda. Em 2006, o volume de vendas agregado destas empresas foi de cerca de 12 mil milhões de euros, o equivalente a sete por cento do Produto Interno Bruto português. Foram empregues pelo sector do comércio moderno 6.567 novos trabalhadores, num universo onde 72 por cento são efectivos.