Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Consumo das famílias na zona euro com maior queda em 20 anos
2020-08-18

Dados divulgados pelo Eurostat revelam que, no primeiro trimestre, altura em que os Estados-membro começaram a introduzir amplamente medidas de contenção da Covid-19, o consumo real per capita das famílias diminuiu 3% na zona euro.

Este é, segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, o decréscimo mais elevado desde o início da série temporal, em 1999, após uma descida de 0,4% no último trimestre de 2019.

Já no conjunto da União Europeia, o consumo por habitante baixou 2,9% no primeiro trimestre, após uma diminuição de 0,2% no trimestre anterior, registando-se também aqui a maior queda desde 1999.

Taxa de poupança aumenta

No que toca ao rendimento real por habitante das famílias da zona euro, verificou-se um aumento de 1,1%, no primeiro trimestre, após um decréscimo de 1,1% no quarto trimestre de 2019.

Em toda a União Europeia, o rendimento real per capita das famílias aumentou 1,2%, nos primeiros três meses de 2020, depois de uma diminuição de 1% no quarto trimestre de 2019.

O Eurostat adianta que, de janeiro a março, a taxa de poupança dos agregados familiares aumentou significativamente na zona euro e na União Europeia, com uma subida de 4,3 pontos percentuais em comparação com o quarto trimestre de 2019.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos