Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mastercard lidera implementação de cartões sustentáveis
2020-08-12

A Mastercard desenvolveu, com os “players” globais da indústria, um programa destinado aos emissores de cartões sustentáveis em todo o mundo. Trata-se de um novo diretório de fornecedores de materiais sustentáveis para produtos de cartão, que pretende impulsionar a inovação através de soluções amigas do ambiente, uma opção preferida pelas instituições financeiras em todo o mundo.

Segundo o comunicado, mais de três quartos das pessoas dizem estar “muito preocupadas” com o meio ambiente e consideram que as empresas deveriam fazer mais para lidar com o impacto que a sua atividade tem no planeta. Na prática, os consumidores procuram formas alternativas de, pelos seus meios, ajudarem a combater as mudanças climáticas e uma das formas está, precisamente, na limitação em utilizarem plásticos de uso único.

Cartões sustentáveis

Hoje, as ofertas de cartões sustentáveis da Mastercard estão disponíveis para consumidores em mais de dez de países, em todo o mundo, e mais de 60 instituições financeiras já emitiram cartões feitos com materiais aprovados a partir de plásticos recicláveis, de fontes biológicas, sem cloro e biodegradáveis. Essas instituições incluem o Crédit Agrícole ou o Mauritius Commercial Bank, bem como o Santander, que emitirá este tipo de cartões em breve.

Com este recurso, os bancos podem conhecer melhor estas alternativas, incluindo ao nível dos fabricantes de cartões e, finalmente, podem lançar as suas próprias iniciativas de sustentabilidade através de uma mudança sistémica na sua cadeia de abastecimento.

Parceria com Greener Payments

Esta iniciativa é um novo marco no esforço que já leva alguns anos e que tem como meta o lançamento do sistema de certificação global da Mastercard para cartões sustentáveis. Este sistema de certificação resultou da parceria com a Greener Payments (GPP), formada pelos fabricantes de cartões Mastercard e Gemalto, Giesecke + Devrient e IDEMIA, em 2018, uma pareceria destinada a estabelecer as melhores práticas ambientais e reduzir, pela primeira vez, o uso de plástico de PVC no fabrico de cartões. Todos os anos, são produzidos cerca de seis mil milhões de cartões de pagamento a partir PVC. Estes cartões são substituídos, em média, a cada três a quatro anos e os cartões descartáveis vão para aterros sanitários em todo o mundo.

“O nosso objetivo é simples: queremos ajudar os bancos a oferecer aos consumidores mais cartões ecológicos e estamos a tomar as medidas concretas para promover essa mudança. Desta forma, todos beneficiam – é melhor para o meio ambiente, é melhor para os negócios e responde às crescentes exigências dos consumidores”, afirma Ajay Bhalla, presidente de Cyber & Intelligence da Mastercard. “Estamos empolgados ao ver que os nossos esforços estão a ganhar força em várias partes do mundo e esperamos que mais organizações se juntem a nós, pois, coletivamente, podemos enfrentar melhor os desafios ambientais urgentes“.

Ganhos ambientais

A Mastercard continua a investir em novas tecnologias e recursos para trazer novas aprendizagens e “insights” ao mercado global, de modo a aumentar o leque de opções sustentáveis ao longo da cadeia de valor dos pagamentos. O Global DigiSec Lab da Mastercard, no Reino Unido, que trabalha para maximizar os investimentos em inovação e segurança de produtos, investiu em tecnologia que analisa e avalia os verdadeiros ganhos ambientais obtidos na composição dos materiais necessários à produção de um cartão.

Esta informação permite, depois, aos clientes assegurarem-se de que qualquer cartão Mastercard foi feito a partir de materiais sustentáveis e que isso foi verificado por uma entidade independente.

Além disso, o laboratório está a investir em pesquisas académicas inovadoras, destinadas a identificar os processos com menor impacto ambiental possível para reciclar os atuais cartões.

“Sabemos que nossos clientes querem produtos mais sustentáveis e que estão à procura de soluções positivas para contribuírem para as mudanças que o mundo precisa. Esta abordagem permitiu-nos não apenas atender às necessidades dos consumidores, mas também oferecer um produto que está alinhado com nossos valores de sustentabilidade corporativa”, refere Marco Briata, Cchefe de Digital e Pagamentos do Crédit Agricole Itália.

“A MCB está totalmente comprometida em proteger o meio ambiente e a nossa herança local. Estamos a converter o nosso portfólio de cartões em ácido polilático (PLA), o que reduz o uso tradicional de PVC em mais de 80%. Além disso, sempre que um cliente utiliza o nosso cartão de débito Mastercard, fazemos uma contribuição para a Mauritian Wildlife Foundation para salvar espécies ameaçadas da Mauritânia, através da restauração de ecossistemas inteiros”, reforça Stephanie Ng Tseung, chefe de cartões da MCB.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos