Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Criada a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China
2020-08-11

A recém-criada Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China (CCPC-PME) tem como destinatário o vasto campo pequenas e médias empresas interessadas em exportar e importar de e para a China.

Com sede na Vila de Condeixa-a-Nova, a estrutura vai dispor de delegações em Lisboa e no Porto e nas províncias chinesas de Henan, Hainan e Shangdong.

O conselho executivo da nova câmara é presidido por Y Ping Chow, presidente da Liga dos Chineses em Portugal e representante da Comunidade Chinesa no Alto Comissariado da Migração, e o conselho estratégico por Bian Fang, CEO do Bison Bank, entidade financeira de capital chinês que opera em Portugal.

Nas estruturas da organização constam nomes como Jorge Costa Oliveira, ex-secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Portugal, ex-conselheiro do Presidente da República, António Gameiro, deputado do PS, Afonso Camões, administrador do grupo Global Media, Telmo Pinto, diretor executivo da Comunidade de Tâmega e Sousa, Júlio Pereira, juiz-conselheiro, José Cesário, deputado do PSD, Vitalino Canas, advogado e ex-deputado do PS, Montalvão Machado, advogado e ex-Secretário de Estado, e Carlos Pinto, empresário e ex-autarca.

Investimento no agroalimentar e no turismo

A CCPC-PME está já a trabalhar na criação de fundo de investimento para os sectores agroalimentar e do turismo, com um valor inicial de 10 milhões de euros, mas que futuramente pode chegar aos 30 milhões de euros. A sua criação está dependente da autorização do Banco de Portugal. Se tudo correr dentro do previsto, o mesmo estará constituído até ao final do ano.

Dos vários projetos no horizonte, a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China (CCPC-PME) está também a trabalhar na criação da “Casa de Portugal”, que visa ser uma das maiores plataformas de venda online e onde se pretende promover produtos nacionais como o vinho, o azeite ou o mel ou, no têxtil, o vestuário e o calçado, também muito apreciados pelos chineses.

Y Ping Chow acredita que a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China (CCPC-PME), criada em pleno contexto de crise pandémica, é a parceira ideal para as pequenas e médias empresas portuguesas e chinesas que buscam a internacionalização.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos