Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal e Espanha com 728 centros comerciais
2020-07-29

No final de 2019, Portugal e Espanha somavam 728 centros comerciais, dos quais 160 localizavam-se em território português, indicam os dados do Observatório Sectorial DBK da Informa. A superfície média por centro rondava os 27.700 metros quadrados.

Nestes dois países, foi prolongada a tendência em alta em 2018 e 2019, neste sector, num contexto de evolução positiva do consumo privado, embora no ano passado se tenha já registado uma desaceleração no ritmo do crescimento.

No final de 2019, a área bruta locável nos dois países era superior a 20 milhões de metros quadrados, superior em 1% face ao ano anterior. Em Portugal, tinha crescido 0,3%, para os 3,72 milhões de metros quadrados, e em Espanha 1,2%, para os 16,43 milhões de metros quadrados.

A análise indica que, em Portugal, a oferta está concentrada nos distritos de Lisboa, com 32 centros, e do Porto, com 26 centros. Já em Espanha, a Andaluzia e Madrid são as comunidades autónomas com maior número de espaços, respetivamente, 110 e 101.

Covid-19 afeta atividade do sector

A crise gerada pela Covid-19 irá afetar significativamente a atividade deste sector, que deverá enfrentar ameaças como a deterioração da economia, a queda no turismo e a sensibilização da população perante possíveis contágios.

Após o forte impacto causado pelo encerramento temporário dos shoppings, os desafios são muitos e de índole diversa, incluindo o aumento dos custos derivado da adaptação dos centros à nova situação, entre os quais os associados à formação e equipamento dos colaboradores, ferramentas tecnológicas de controlo e análise da afluência, sinalética, novos protocolos de limpeza e desinfeção e obtenção de certificados de segurança e higiene.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos