As marcas têm uma oportunidade em conferir confiança e segurança, numa altura em que os consumidores estão ativamente em busca das mesmas, face à incerteza criada pela crise pandémica.
De acordo com o estudo “2020 BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands da WPP e da Kantar, as marcas que fazem parte desta listagem aumentaram o seu valor em 5,9%, não obstante os impactos económicos, sociais e pessoais causados pela Covid-19. O estudo apurou que quase 9% da notoriedade das marcas deriva da sua reputação corporativa, da qual a responsabilidade é um atributo chave. Nos últimos 10 anos, a importância da responsabilidade para os consumidores, em termos da sua escolha de marcas, triplicou.
3 fatores de confiança
As marcas percecionadas como as mais confiáveis e responsáveis do mundo partilham três traços distintivos, mesmo quando são novas num mercado. Estes traços são a honestidade e transparência, o respeito e a inclusão e a identificação e cuidado com os consumidores. As marcas que desenvolvem estas associações mais fortemente tendem a ter um desempenho superior à concorrência na defesa e reforço do seu valor de marca.
A confiança gera segurança ao mesmo tempo que simplifica a decisão quanto às marcas. Existem cada vez mais consumidores que exigem um comportamento corporativo mais responsável, o que, em contrapartida, amplifica a necessidade das marcas, em todas as categorias, de agirem como uma força positiva no mundo. Assim, no entender da Kantar, as marcas têm uma oportunidade privilegiada para ganhar a confiança e ajudar a fazer a diferença, desde que o façam de um modo genuinamente altruísta.