Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

DB Schenker quer neutralidade de emissões em 2050
2020-07-14

A DB Schenker continua a trabalhar para neutralizar ao máximo as suas emissões de carbono, com o objetivo ambicioso de tornar-se neutra em CO2 em 30 anos.

A empresa mantém uma estratégia de negócio clara, centrada na inovação para a redução mensurável das emissões do transporte e do gasto de energia, promoção do consumo e produção sustentáveis, assim como contribuição às cidades e comunidades “eco-friendly”.

Entre 2006 e 2020, a DB Schenker trabalhou de forma transversal em todos os segmentos do seu negócio, garantindo cerca de 30% menos de emissões de CO2, com o propósito de aumentar a redução para 50%, em 2030, e alcançar a neutralidade, em 2050. Assim, nestes anos, a empresa aumentou a sua taxa de reciclagem até 60% e reduziu o consumo de luz e de água em 17% e 15%, respetivamente, em todas as suas instalações e meios de transporte.

Neutralidade

O propósito de alcançar a neutralidade em emissões de carbono em 2050 faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, aos quais a DB Schenker aderiu como uma das empresas líderes de um dos sectores económicos responsáveis pela maior quantidade de emissões de gases do efeito de estufa no planeta. No entanto, nos próximos 30 anos, o fornecedor logístico pretende emitir a mesma quantidade de CO2 à atmosfera que a que compensa ou retira por diferentes vias, alcançando o que se conhece como “balanço zero” ou “pegada zero”.

Para isso, a empresa impulsiona ações neutras em carbono: está a desvincular-se progressivamente do uso de diesel, do querosene e dos combustíveis fósseis marinhos nos seus meios de transporte, começou a integrar energias renováveis, como a solar ou a eólica e o hidrogénio, na sua atividade e estuda o uso de combustíveis sintéticos nas suas divisões de Air e Ocean. “O nosso objetivo é ser pioneiros em logística ecológica dentro da indústria, pelo que estamos comprometidos em operar o nosso negócio sob uma abordagem sustentável, oferecendo soluções logísticas e de transporte que nos permitam a redução constante do nosso impacto ambiental a nível mundial”, afirma Juan Carlos Moro, CEO da DB Schenker em Espanha e Portugal. “Parte disso é a integração de compromissos ambientais sólidos que já nos permitiram reduzir significativamente as emissões em todos os segmentos do negócio e que esperamos que nos permitam alcançar a neutralidade dentro de uns anos”.

Por terra, mar e ar

Em 2019, a DB Schenker reduziu as emissões provocadas pela sua atividade no transporte terrestre até 24%, 9% em transporte aéreo e 64% em transporte marítimo. Para conseguir estes resultados, a inovação foi uma grande parceira da empresa, que modernizou e recondicionou a sua frota. Desenvolveu igualmente serviços exclusivos e introduziu veículos alternativos na última milha, como as bicicletas elétricas ou e-Bike, que aumentaram a sua utilização em países como França, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia ou Áustri,a em combinação com Micro Hubs localizados nas suas principais cidades, ou as e-Vans, carrinhas elétricas especialmente utilizadas para a recolha e distribuição de mercadorias na Noruega, França, Itália e Áustria.

No transporte terrestre, também se destacou o uso do camião Fuso eCanter, o primeiro camião ligeiro de propulsão totalmente elétrica, na Alemanha e em França. Além disso, a empresa tem em curso um projeto de investigação para a integração de camiões eTruck, movidos a hidrogénio e apresentou recentemente o primeiro camião elétrico de condução autónoma, o T-POD, em colaboração com a empresa sueca Einride, entre outras iniciativas “verdes”.

Em Espanha, em 2009, a empresa integrou na sua frota veículos a gás natural comprimido, em parceria com a IVECO, transportando de forma mais sustentável mercadorias a longas distâncias. Além disso, substituiu gradualmente a sua frota terrestre por camiões híbridos de carregamento automático, em parceria com a Toyota, reduzindo o uso de diesel em 25%, no ano de 2019, com a substituição de 25 dispositivos. Por último, há que destacar a criação de uma ferramenta para fornecer o serviço de viagens partilhadas, a app RACC hop.

Eficiência energética

A DB Schenker também impulsionou a construção de terminais e centros de trabalho energeticamente eficientes em cidades como Tóquio (Japão), Brisbane (Austrália), Essen (Alemanha) ou Dubai (Emirados Árabes Unidos), onde tem edifícios alimentados a energia solar e com sistemas de iluminação LED com sensores de movimento e de captação de água da chuva, entre outras inovações.

Neste plano, os seus escritórios em Barcelona ou a sua fábrica em Irún já substituíram todos os seus sistemas de iluminação por LED, reduzindo consideravelmente o seu consumo elétrico manual.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos