Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae lidera ranking de igualdade de género na administração
2020-07-10

A Sonae lidera o índice “Leading Together”, que avalia a igualdade de género nos quadros de administração das empresas do PSI-20.

A iniciativa promovida pela INSEAD Alumni Association, em parceria com a consultora McKinsey & Company, a Nova School of Business and Economics e a Euronext, distingue a Sonae como a empresa cotada em Portugal onde existe maior representatividade de mulheres em funções de administração.

A análise realça que a Sonae tem três mulheres no seu conselho de administração, sendo o cargo de presidente executivo desempenhado por Cláudia Azevedo, a única mulher CEO nas empresas do PSI-20. Esta realidade traduz-se em 30% de mulheres no conselho de administração e num contexto de paridade de género na comissão executiva da Sonae. “Na Sonae consideramos que a presença equilibrada de mulheres e homens em lugares de decisão é um fator importante para o desenvolvimento dos nossos negócios. Estudos demonstram, de forma consistente, que organizações com maiores níveis de diversidade e inclusão são mais inovadoras e criativas, tornando-se assim mais sustentáveis e geradoras de valor para a comunidade”, afirma Cláudia Azevedo. “Com enfoque na igualdade de oportunidades, implementamos iniciativas de promoção da diversidade e assumimos compromissos a nível nacional e internacional. Trata-se de uma temática que acompanhamos já há vários anos. A distinção que hoje recebemos vem reconhecer o esforço feito até à data. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. Definimos objetivos ambiciosos, que nos permitirão, em 2023, garantir uma representatividade de 39% de mulheres em funções de liderança na Sonae”.

Compromisso com a igualdade de género

O compromisso da Sonae com a igualdade de género conduziu à adesão, promoção e fomento de várias iniciativas nacionais e internacionais.

Em 2013, junto com a ERT (European Roundtable for industry), a Sonae definiu “targets” voluntários promotores de maior diversidade de género, não só para posições em órgãos de gestão e decisão, como também para posições de “senior” e “middle management”, materializando internacionalmente a preocupação relativamente à paridade de género.

Em 2015, juntamente com o Governo português, a Sonae explicitou a importância de uma intervenção sustentada e estruturada no desenvolvimento de líderes, de modo a garantir que, no futuro, o género sub-representado permaneça acima dos 30% no conselho de administração, tal como hoje já ocorre.

Em novembro de 2018, a Sonae assinou ainda o primeiro compromisso europeu para a inclusão e diversidade, transversal a várias indústrias, o Pledge Embrace Difference (Diversity & Inclusion), com o propósito de fomentar a criação de um ambiente e condições de trabalho adequadas para que todos os colaboradores possam atingir o seu potencial máximo, através de cultura e liderança inclusivas, definição de metas e objetivos, clarificação de responsabilidades, igualdade de oportunidades, e envolvimento.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos