Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Recordação publicitária em queda
2020-07-09

Na primeira semana de junho, o investimento publicitário, a preços tabela, num dos principais meios de comunicação, a televisão, manteve a tendência crescente das últimas semanas e atingiu um valor próximo ao do início do período de confinamento (terceira semana de março ou semana 11), indica o Tracking Genérica da Marktest.

Na semana de recolha, que começou a 2 de junho, a recordação de publicidade genérica global (referência a pelo menos uma marca) manteve a tendência decrescente, ainda que ligeira, iniciada na semana anterior (última de maio). O número médio de marcas recordadas registou também uma diminuição, igualando as médias do início de abril.

As classes de produto que revelaram mais alterações, nesta primeira semana de junho, foram os super/hipermercados, que mantiveram a liderança, embora com uma diminuição para o valor mais baixo deste ano, e as telecomunicações, que também agregaram menos referências e desceram para a quarta posição. Inversamente, os automóveis e a eletrónica/eletrodomésticos/informática obtiveram mais menções: os primeiros reconquistaram o segundo lugar, que foi seu até ao início da pandemia, com os principais contributos da BMW, Mercedes Benz e Renault, e os segundos asseguraram o terceiro, que alcançaram na semana anterior e noutras ao longo do ano. A classe de moda/perfumes subiu três posições (de nono para sexto) e a higiene pessoal/cosmética desceu duas (de quinto para sétimo).

No top das 10 marcas mais recordadas, encontram-se as mesmas da semana anterior e ainda a Nike, que esta semana aumentou as referências. A maioria das marcas sofreu uma diminuição de recordação, destacando-se o Continente, que manteve a liderança, embora com um dos valores mais baixos do ano, a NOS, que desceu da segunda para a quinta posição, e o Lidl e o Pingo Doce, que, apesar de terem menos referências, subiram uma posição (segunda e terceira), devido à descida da NOS.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos