Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

10% das empresas considera que a morosidade ameaça a sua sobrevivência
2020-06-22

O impacto negativo da morosidade na conta de resultados afeta 77% das empresas portuguesas, enquanto 31% sofre incumprimentos significativos e 10% afirma correr o risco de fechar devido ao impacto dos incumprimentos.

Este é o retrato da morosidade dado pelo “Estudo da Gestão de Risco de Crédito em Portugal”, realizado pela Crédito y Caución, Iberinform e Gestifatura e no qual participaram os gestores de mais de 300 empresas de todas as dimensões e sectores.

Impacto do incumprimento

O incumprimento dos pagamentos acordados gera importantes tensões de liquidez, numa situação como a atual, e é especialmente desestabilizador das operações das empresas de menor dimensão. Se se chega ao não pagamento de uma venda a crédito comercial, a perda equivale aos custos de produção do produto. O impacto de um não pagamento comercial acentua-se quanto menor for a margem de lucro, pois multiplica o número de vendas com clientes solventes necessárias para compensar a perda. Se uma empresa com uma margem comercial de 10% sofre um incumprimento de 10 mil euros, deverá gerar um novo negócio de 100 mil euros para compensar o impacto dos nove mil em custos de produção.

De acordo com o estudo, 57% das empresas portuguesas enfrentam um aumento dos seus custos financeiros e 34% vê travada a sua expansão comercial. Além disso, 32% vê-se obrigada a limitar os seus novos investimentos e 26% vê reduzido o seu rendimento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos