A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, assinala o Dia Mundial do Ambiente com o lançamento da marca Traga Pilhas, que tem como principal objetivo alertar o consumidor para a importância e necessidade de reciclar este tipo de resíduos, estimulando a sua participação ativa neste processo.
A designação da marca apela, naturalmente, ao comportamento de levar pilhas e acumuladores em fim de vida até aos pontos de recolha seletiva e garantir, assim, a sua reciclagem. Por exemplo, todos os locais que vendem pilhas têm a obrigação de receber pilhas usadas, gratuitamente.
Os equipamentos logísticos existentes no terreno serão portadores deste "call to action" e assumirão uma nova identidade e imagem, com maior destaque e impacto, totalmente dedicadas a esta problemática.
Recolha de pilhas
Os resíduos visados são nocivos para o ambiente e saúde de todos, pois no seu interior encontram-se metais pesados como o mercúrio, chumbo, níquel, cádmio e lítio que podem contaminar solos e lençóis freáticos e chegar à cadeia alimentar, quando abandonados em qualquer local. O trabalho da ERP Portugal passa por assegurar que os resíduos chegam ao seu destino final, onde são alvo de reciclagem.
A recolha destes resíduos já é parte integrante da atividade da ERP Portugal desde 2010, enquanto entidade gestora deste fluxo específico de resíduos, sob a umbrela do conceito Depositrão, também utilizado para promover a entrega seletiva de pequenos eletrodomésticos e lâmpadas usadas.
“Reforçamos, uma vez mais, a nossa estratégia de comunicação e sensibilização com uma iniciativa que pretende promover o comportamento mais sustentável de toda a população. A marca Traga Pilhas surge como forma de dar destaque e consciencializar o consumidor para a entrega de pilhas usadas, que, devido à sua perigosidade, carecem de um tratamento específico. Assinalamos os 15 anos da ERP em Portugal com mais um marco de relevo na nossa estratégia: o lançamento da nova marca Traga Pilhas”, refere Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal.