Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Frequência de consumo aproxima-se da média pré-pandemia
2020-06-03

De acordo com os dados do SIBS Analytics, relativamente à semana de 25 a 31 de maio, correspondente à quarta semana de desconfinamento em Portugal, a frequência de consumo começa a aproximar-se da média pré-pandemia, embora a um ritmo diferente em cada região do país.

Na semana analisada, verificou-se um aumento de 9% nas compras na rede Multibanco, o segundo maior incremento desde o início da pandemia.

Lisboa continua a abrandar consumo

Lisboa e Vale do Tejo é a região, entre Continente e regiões autónomas, que continua a registar o maior abrandamento no consumo desde que foi decretado o estado de emergência, com os valores mais baixos do país no que se refere às compras físicas.De 25 a 31 de maio, as compras estavam a 73% da frequência média pré-Covid, tendo chegado a representar apenas 42% na semana de 30 de março a 5 de abril, ou seja, menos de metade do total de compras físicas quando comparado com o período antes da pandemia.

No sentido inverso, no Alentejo, o consumo em loja já ultrapassou a frequência de compras antes do aparecimento do primeiro caso em Portugal. O número médio de compras físicas nesta última semana situou-se cinco pontos percentuais acima do número médio de compras antes do Covid-19.

Hábitos de consumo em crescimento

De forma resumida, na semana de 25 a 31 de maio, e de acordo com a infografia com dados repartidos pelos principais acontecimentos do estado de emergência e de desconfinamento em Portugal, os hábitos de consumo dos portugueses acentuam a tendência de crescimento que se tem vindo a registar desde o início do processo de desconfinamento.

A média de compras em loja, por exemplo, está já a 82 pontos face ao período pré-pandemia, aproximando-se cada vez mais da frequência de compra antes do registo do primeiro caso de Covid-19 em Portugal. Relativamente à semana anterior, o número médio de compras físicas voltou a subir sete pontos, representando a quinta semana consecutiva de tendência de crescimento.

Também as compras online registaram um crescimento acentuado de sete pontos face à semana anterior, de 89 para 96 pontos – partindo de uma base de index 100, na qual 100 é equivalente à média diária do número de compras antes de ser registado o primeiro caso de infeção -, praticamente ao nível do período antes da primeira infeção.

Compras na rede Multibanco em linha

Analisando o valor gasto por cada compra na rede Multibanco, a média manteve-se inalterada face à semana anterior: 37,8 euros. Já nas compras online, o valor médio cresceu 1,7%, para os 40,9 euros, face aos 40,2 euros da semana anterior.

Em ambos os casos, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia: no canal físico, o valor é 11,2% superior e no online é 9% maior.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos