Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

50% das vendas perdidas pelas marcas deve-se ao desinvestimento publicitário
2020-05-22

Um estudo realizado pela Kantar junto de 10 marcas de grande consumo, cujo denominador comum foi a redução do seu investimento publicitário, nomeadamente em televisão, nos últimos quatro anos, mostra uma clara tendência de queda nas suas vendas.

De acordo com os dados, a descida de 55% de GRP’s, entre 2016 e 2019, traduziu-se num decréscimo de 15% a 20% anual.

O estudo citado pela Financial Food indica que a evolução do mercado de grande consumo foi de um crescimento de 3,1% face a 2016, mas para este grupo de marcas o aumento foi de 8%, principalmente, devido a uma perda média de compradores de 15%.

Publicidade não é o único factor decisivo

A publicidade não é o único fator que influencia as vendas de uma marca. A consultora acrescenta outras causas relevantes, como a acessibilidade das marcas ao consumidor, isto é, a sua presença em loja, assim como a intensidade da sua atividade promocional. Não obstante, apesar de, entre 2016 e 2019, ter havido também um retrocesso nas promoções (-1,2%) e na presença em loja (-12%), ambos estão aquém da dimensão da redução publicitária (-55%).

A priori, a televisão é o meio com menor influência na venda das marcas, mas o estudo destaca que o desinvestimento neste é responsável por 50% das vendas perdidas. Feito o mesmo exercício em termos de compradores, conclui-se que, em média, cada marca perdeu mais de meio milhão de compradores e que um em cada quatro destes compradores perdidos deveu-se ao efeito causado pela ausência de publicidade.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos