Os resultados do primeiro trimestre da Ceconomy, a proprietária da Media Markt e da Saturn, foram fortemente penalizados pela Covid-19.
Com as lojas encerradas para conter a propagação do vírus, as vendas, que até começaram o ano com uma tendência positiva, caíram 7,7%, para os 4,6 mil milhões de euros.
O confinamento em muitos mercados europeus catalisou o seu negócio online, com as vendas a quase duplicarem em março (+98%). No conjunto do trimestre, as vendas online aumentaram 23%, para os 859 milhões de euros, valor que, não obstante, não foi suficiente para compensar as vendas perdidas derivadas do encerramento das lojas físicas.
Prejuízos
A crise sanitária também levou a Ceconomy a entrar no vermelho, após ter reportado, no ano passado, um lucro de 26 milhões de euros. Neste primeiro trimestre, os prejuízos ascenderam a 131 milhões de euros.
A empresa candidatou-se a uma ajuda do Governo alemão, no final de março, no valor de 1,7 mil milhões de euros. O empréstimo foi concedido na condição de que a Ceconomy não pague dividendos enquanto o mesmo não for liquidado.
Para reduzir os custos, a empresa também reduziu no marketing e pessoal. Os recursos humanos foram encurtados em 6% face há um ano.